Eusébio realiza oficina sobre monitoramento de doenças crônicas não transmissíveis

terça-feira | 03/05/2022
Agentes de Saúde e enfermeiros lotaram o auditório da Câmara Municipal (Foto: Levy Oliveira /PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira (03/05) a oficina de “Coleta de Dados – Projeto Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção para as DCNT”, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e voltada para enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).  O objetivo é implantar, através dos agentes de saúde e enfermeiros, a vigilância de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis e um sistema de monitoramento e acompanhamento destes fatores.

O evento foi aberto pelo secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro, que destacou que além dessa oficina, os agentes receberam um tablet e terão um smartphone para que acessem o sistema de alimentação de dados.  “Vocês terão um computador de mão que poderá ser conectado no Wi-Fi dos postos para que vocês possam fazer o acompanhamento das famílias visitadas. Vocês passarão por um curso técnico para entender a manusear o sistema e fazer o trabalho digital de alimentação de dados”, pontuou.

O secretário anunciou, ainda, a finalização da licitação para a compra de novos fardamentos para os agentes de saúde e agentes de endemias. Além dessa oficina, Josete destacou que em breve os agentes de saúde serão chamados brevemente para outra discussão, que será a Repaginação do Olhar sobre a Atuação dos Agentes no Programa de Saúde da Família. “Esse programa começou visando as prevenções de mortes prematuras de mães e crianças por diarreia, insuficiência respiratória aguda e fome, de lá pra cá muita coisa mudou, hoje o foco é o enfrentamento da pobreza extrema das famílias mais vulneráveis”, comentou.

Josete Malheiro frisou que a Secretaria de Saúde do Eusébio está desenvolvendo, em parceria com Fiocruz, Escola de Promoção da Vida, Assessoria Sobre Drogas, e secretarias de Saúde, Cultura, Educação e Assistência Social, um projeto ousado para acompanhar as famílias com maior vulnerabilidade social no Eusébio ao longo de 10 anos, que tem como grande objetivo evitar perdas precoces de vidas por violência, drogadição, desvirtuamento, violência doméstica. Outro objetivo será e superação da pobreza extrema. “Esse não é um trabalho só da saúde, mas vai envolver outras áreas. Nós temos um papel de protagonista nesse processo por estarmos junto às comunidades”, disse.

Concurso

Outro comunicado feito no evento foi a realização de concurso público para a contratação de 120 agentes comunitários de saúde, sendo que 30 serão chamados de forma imediata e serão lotados em locais com maior vulnerabilidade. Ele ressaltou ainda o momento crucial vivenciado atualmente com o desfecho da sequência da vacinação contra Covid-19. “Temos ainda 6 mil pessoas entre 18 a 49 anos que não tomaram a dose de reforço e cerca de 2.400 crianças que ainda precisam tomar a segunda dose. Já com relação a primeira dose estamos com o índice entre 97% a 98%. Precisamos da ajuda de vocês para mapear essas pessoas, temos ainda 800 jovens que faltam tomar a segunda dose”, ressaltou.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde, Rita Alexandrino, também reforçou a fala do secretário de Saúde destacando a baixa cobertura vacinal e solicitou aos agentes de saúde que monitorem e acompanham as famílias e verifiquem os cartões de vacinação das crianças para que sejam atualizados. “Precisamos dessa ação buscativa, visando a ampliação da cobertura vacinal”, enfatizou.

Outro ponto tratado foi o olhar mais apurado com relação as arboviroses, principalmente dengue e Chikungunya, que têm se alastrado na Região Metropolitana. Josete destacou ações como a aplicação de fumacê e vistorias. “Peço as agentes e verificação dos focos dentro das casas para que o índice de infestação seja reduzido”, solicitou.

O secretário destacou ainda renovação dos computadores de todos os postos de saúde, iniciando pelo do Parque Havaí. Ao todo serão investidos R$ 1,5 milhão para equipar os 18 postos nos próximos cinco meses. Destacou a continuidade da reforma dos Postos, ação que foi um pouco prejudicada pelas chuvas. Citou, ainda, investimentos de R$ 800 mil na compra de equipamentos para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e investimentos de R$ 550 mil em equipamentos para o Hospital Municipal.

Oficina

Em seguida, foi iniciada a oficina sobre coleta de dados da implantação da vigilância dos fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis no estado do Ceará, que foi ministrado pelas técnicas da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Iranilde Rocha e Priscila Carneiro. Segundo Iranilde, o objetivo é implantar a vigilância dos fatores de risco para doenças crônicas e um sistema de monitoramento e acompanhamento destes fatores. “Esse processo necessitará de uma coleta de dados e a criação de um plano amostral para conhecermos os fatores de risco existentes entre a população. Esse processo faz parte do sistema Viva Mais Ceará, que se trata de um aplicativo que será implantado no smartphone que os agentes receberão. Esse treinamento ensinará como manusear o sistema. Após a coleta, os agentes enviarão os dados para a Sesa que vai tabular os mesmos e devolver à Prefeitura. A partir de então a gestão poderá elaborar um plano de ação para enfrentamento dos fatores de riso das doenças crônicas não transmissíveis”, concluiu.