Eusébio realiza parceria com a Jucec para simplificar a abertura de novas empresas

quinta-feira | 28/01/2021
A reunião tratou da criação de um modelo de aprimoramento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento, acertou uma parceria com a Junta Comercial do Ceará (Jucec) visando a melhoria do ambiente de negócios e um maior desenvolvimento econômico do município. Segundo o secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini, no encontro ficou acertada a criação de um modelo de aprimoramento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que possibilitará a abertura de empresas em no máximo dois dias.

O encontro, realizado na sede da Jucec, contou com a participação da presidente da Jucec, Carolina Monteiro e do Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Sérgio Cavalcante. Cialdini observa que através desse processo, o Eusébio poderá ter uma base de dados cadastral aprimorada.

“A ideia é que a gente faça, por exemplo, uma identificação melhor das áreas que podem ser alocadas para as atividades econômicas, industriais, comerciais e de prestação de serviços. Esse projeto vai exatamente propiciar que o município tenha uma base cartorial e cadastral mais célere com o apoio substancial da Junta nesse projeto”, ressalta.

Ele observa, ainda, que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado irá fornecer uma base cadastral de outros órgãos do Estado que estão vinculados a ela. “Quanto mais tivermos a unificação do cadastro, melhor o município poderá fazer o seu planejamento urbano, territorial e financeiro”, pontua.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro entende que a parceria é bastante necessária para o desenvolvimento econômico Ceará. “Estamos trabalho fortemente nesse projeto de formalização da abertura de empresas e esse processo perpassa sobretudo os municípios. O Eusébio vem trabalhando já essa questão do georreferenciamento, e também a questão da requalificação tanto do município como ente que arrecada de forma responsável, como de sua organização urbanística.. O projeto trará algumas melhorias, como um melhor ambiente de negócios. Todo o processo de abertura de empresas é 100% pela internet. Tudo feito de uma forma muito responsável e juridicamente segura”, comenta. Além do Eusébio, a parceria beneficiará outros municípios da Região Metropolitana.