Eusébio realiza parceria para capacitar jovens na equinocultura

quarta-feira | 14/07/2021
A capacitação terá duração de um ano, sendo 20 jovens nos primeiros seis meses e seis no semestre seguinte (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Sala do Empreendedor e da Escola de Promoção à Vida, fechou uma parceria com o Núcleo de Produções Equestres (EQUISTA) e o Centro Hípico e Equoterapia Chambord com o objetivo de capacitar jovens eusebienses da Escola de Promoção à Vida no manejo profissional e esportivo com cavalos, ampliando esse novo campo de trabalho.

Segundo a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social, Patrícia Studart, através da parceria, 40 jovens serão capacitados na questão laboral e esportiva, tanto na aprendizagem do hipismo como também no cuidado com os animais. A parceria firmada não terá nenhum custo para o município. “Os participantes, além da capacitação, receberão lanche diariamente e fardamento, além do acompanhamento psicológico e da equipe multiprofissional”, frisa.

Segundo Renan Monteiro Bonfim, proprietário do EQUISTA, que é uma instituição sem fins lucrativos que atua no fomento da equinocultura, nas esferas sociais, culturais e esportivas no segmento equestre, a capacitação terá duração de um ano, sendo 20 jovens nos primeiros seis meses e seis no semestre seguinte.  “Vamos promover a capacitação dos jovens na equinocultura, desde a equitação, como nos cuidados e no tratar do equino, isto é, alimentar da forma correta e dar manutenção à vida dos cavalos. Eles vão ter aulas todas segundas-feiras e vão entrar nesse universo maravilhoso do cavalo que é carente de jovens que estejam alfabetizados, e que queiram se especializar e trabalhar nessa área”, pontua,

Ele observa que no projeto passado, os alunos também não tinham contato com cavalos e entraram na área. Alguns, inclusive, passaram para o curso de veterinária e outros estão no mercado de trabalho sustentando suas famílias. Isto é, conseguiram se estabelecer nesse segmento.

“Outro ponto importante é que o projeto é denominado Equista, capacitações Equestres, e é incentivado utilizando o ICMS das empresas, no caso da Enel. via Secretaria do Esporte e Juventude, através do projeto de Incentivo ao Esporte. A Secretaria abriu um edital e nós apresentamos o projeto, que foi aprovado. Então recebemos um certificado de captação de recursos e conseguimos viabilizar com a Enel. Portanto esse projeto é uma parceria entre a EQUISTA, o Centro Hípico Chambord, o Governo do Estado e Prefeitura de Eusébio”, ressaltou.

Cidadania

O prefeito Acilon Gonçalves comemora a parceria e destaca que o projeto reforça o trabalho que a Prefeitura vem realizando, através da Escola de Promoção à Vida, de resgatar os jovens para uma vida cidadã. “Além de que ao trabalhar com animais os jovens vão aprender um ofício que tem um amplo mercado de trabalho no Eusébio, que conta com várias hípicas”, diz.

O Eusébio também já realizou parceria com o Centro Hípico e Equoterapia Chambord no trabalho com crianças e jovens com deficiência, através da equoterapia, que é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela complementa o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.