Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio realiza parto humanizado

quinta-feira | 02/01/2014

O Centro de Parto Normal, a nova unidade de obstetrícia do Eusébio, concluiu o ano com um saldo positivo, tendo conseguido seu maior intento, o de possibilitar um parto humanizado para as gestantes que procuram aquela unidade hospitalar. As novas dependências possibilitaram um maior conforto para as mães, que ficam em alojamentos conjugados com seus bebês. Elas também podem ter seus filhos, acompanhadas por alguém da sua família, além de receberem total atenção, desde o pré-natal até o pós-parto, na rede municipal de Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, o atendimento em parto normal no Eusébio, que deve ser realizado por cada município, está atraindo inclusive gestantes de outros municípios pelo excelente tratamento recebido pelas gestantes. “No pré-natal a mãe recebe todas as informações sobre seu bebê e sobre o local onde fará seu parto. Ela também visita o local onde terá seu filho. Isso dá mais confiança e segurança para ela”, observa Mário Lúcio.

O secretário observa que desde a inauguração do Centro de Parto Normal que o município de Eusébio vem trabalhando para melhorar o serviço de obstetrícia para que em breve o município possa assumir a responsabilidade pelo programa Rede Cegonha no âmbito da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (1ª CRES). O programa cuida da gestante desde o pré-natal, até o parto mesmo de alto risco.

“Em 2013, o Prefeito Júnior apresentou vários projetos ao Governo Federal que visam captar recursos para a construção da UTI Neonatal, da Unidade de Terapia Intermediária, para programas de Pré-Natal e para a Casa da Gestante. Alguns desses projetos inclusive já têm parecer favorável do Ministério da Saúde. Esperamos para este ano que os projetos sejam aprovados e os recursos liberados para que o município possa assumir seu papel de referência na região”, observa Mário Lúcio.

Já o Prefeito Júnior afirma que após o início dos trabalhos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos procedimentos de urgência e emergência do município, o Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá está se dedicando aos casos de emergência obstetrícia e ampliando os atendimentos na área de cirurgia geral. “Temos a grata satisfação de afirmar que o Eusébio é um dos poucos municípios do Brasil que tem sua fila de cirurgias eletivas zerada, isto é um avanço, pois municípios do mesmo porte que o nosso não tem condições para atender toda sua demanda interna”, destaca o prefeito.