Eusébio realiza pré-conferências de saúde com participação da população

terça-feira | 26/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando as Pré-Conferências de Saúde, que são fóruns preparativos para a Conferência de Saúde do Município, que acontecerá no dia 11 de abril, na sede da Fiocruz, na Precabura. A primeira pré-conferência aconteceu no dia 21 de março passado, no Polo de Atendimento do Jabuti. Ao todo será um ciclo das quatro encontros que abordarão temas referentes ao direito a Saúde; Funcionamento e Consolidação do SUS e a Composição e funcionamento dos conselhos de saúde.

Na quinta-feira passada (21) a temática abordada foi “Saúde como Direito”, tendo como palestrante Luciana Lindenmeyer, quando foram levantadas diversas propostas relativas ao tema. Dessa Pré-Conferência foram eleitos 16 delegados que irão compor o evento principal do dia 11 de abril de 2019.

Nesta terça-feira (26), aconteceu a segunda Pré-conferência no Polo de Atendimento da Mangabeira, com o tema “Consolidação do SUS”. Os próximos encontros acontecerão, nesta quarta-feira, dia 27, no Polo de Atendimento do Parque Havaí, com o tema “Financiamento do SUS” e no dia 29 (sexta-feira) no Polo de Atendimento do Santo Antônio, quando será abordada a temática  “Composição e funcionamento dos conselhos de saúde”.

Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, toda a população está convidada para participar das Pré-conferências, que tem como publico alvo os usuários do SUS e integrantes da área de Educação dos bairros. “As pré-conferências são instâncias para propor ações de saúde para nosso município. Nelas são eleitos os delegados que representarão os bairros na etapa municipal. É uma oportunidade de cada um participar da construção de propostas que tornem a Saúde do município melhor para todos”, disse.