Eusébio realiza primeira capacitação do projeto Rádio Escola deste ano

quinta-feira | 15/03/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal, a primeira capacitação do Programa Rádio Escola de 2018. O evento teve início com uma acolhida da cantora gospel Silvana Abreu. O programa é realizado atualmente em 18 escolas municipais do Ensino Fundamental II. Cada Rádio Escola conta com um computador, um ou dois microfones, caixas de som, amplificador (opcional), mesa de som estéreo, softwares de edição de áudio e programação e muita criatividade dos alunos para desenvolverem temas que chamem a atenção dos colegas durante o convívio escolar.

No segmento da atividade, foi apresentado um slide mostrando o passo a passo de como fazer o programa de rádio. Após os slides foi abordado o projeto “Nenhum a Menos”, que tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e suas novas estratégias de abordagem. Outro tema abordado foi a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI), pela professora Tereza Valério.

A participação do professor André Lima Verde, coordenador do Departamento de Educação Física da Seduce, foi sobre a “Caravana dos Ritmos” projeto que objetiva atrair os alunos para a escola e em seguida houve uma apresentação da Rádio Escola Eduardo Alves com uma programação voltada para o projeto “Nenhum a Menos”.

O evento contou com a participação da Secretária de Educação Goretti Frota; da presidente da Câmara, vereadora Neila Martins; da coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos (Carmosa) e representantes do Conselho Tutelar, coordenadores, alunos, professoras e diretoras. O evento recebeu também dois professores do Ensino Médio do município de Aquiraz, da Escola Manoel Senhor de Melo Filho. Os professores Emílio Lopes e Marcos Antônio participaram da capacitação visando levar a experiência do Eusébio para a cidade vizinha. Os dois saíram maravilhados e agradecidos pelo aprendizado adquirido.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Projeto Rádio Escola tem fortalecido o protagonismo juvenil e o desenvolvimento dos alunos que participam do projeto. Ele observa que através dessa ferramenta, a comunidade escolar estabelece um canal de comunicação que auxilia no aprendizado de toda unidade. “Além disso, ele auxilia os professores na promoção da interdisciplinaridade e possibilita que os pais participem das atividades escolares como ouvintes e também como produtores, enviando sugestões de pauta”, revela.