Eusébio realiza projeto Copa do Mundo na Escola

segunda-feira | 31/03/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, vai fazer da Copa do Mundo uma oportunidade de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino. A proposta é que o maior campeonato de futebol do mundo seja levado para sala de aula e esteja presente nas mais diferentes disciplinas, inclusive como estratégia para que alunos tenham um maior conhecimento sobre o evento, analisando o sentido e o significado do torneio, para favorecer sua capacidade crítica, reflexiva, autônoma e criativa.

O projeto será lançado nesta terça-feira e transcorrerá de 1º de abril a 30 de maio, nas escolas da rede municipal de ensino envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. Segundo a secretária de Educação do Eusébio, Ivonilde Santos, “é importante estudar e refletir sobre a Copa do Mundo enquanto manifestação cultural que precisa ser elucidada em todos os seus componentes constitutivos, contribuindo assim, para o entendimento sociopolítico-econômico do sistema de vida capitalista e a formação de cidadãos críticos e participativos”, revela.

Através do projeto, serão organizados espaços coletivos, tanto na aula de Educação Física, quanto na escola, para que os alunos possam identificar, interpretar e analisar criticamente as partes constitutivas da Copa do Mundo para confrontar e ampliar seu conhecimento diagnosticado inicialmente. Eles deverão ainda descrever e socializar a nova e ampliada visão da Copa do Mundo, partindo das partes identificadas e da reintegração do todo estudado, refletido e analisado.

Após essa primeira fase, será realizada, em cada escola, uma culminância entre os dias 26 de maio a 6 de junho, com a participação de todos os segmentos da escola. O Coordenador Pedagógico da escola ficará responsável de realizar o sorteio das seleções para cada turma.

Em nível de sugestão poderá inserir no sorteio os cabeças de chaves, só os Campeões Mundiais ou trabalhar todas as seleções, mas no dia da culminância a turma apresentará um país, não podendo repetir o mesmo. O projeto será realizado na aula do professor, de acordo com seus planos de aulas.

No dia da culminância cada série do Ensino fundamental II terá que apresentar uma dança ou peça teatral de no máximo 10 (dez) minutos da seleção participante da Copa de 2014. Antes da apresentação a turma escolherá um aluno, para relatar o que foi trabalhado dentro de sala de aula. Também será realizada uma exposição dos trabalhos

feitos em sala de aula, tais como: maquetes, bandeiras, murais, cartazes, etc.