Eusébio realiza projeto de prática de leitura online em 2020 devido a pandemia

segunda-feira | 30/11/2020

A Secretaria de Educação de Eusébio mesmo com as aulas presenciais suspensas, devido a pandemia do novo coronavírus, manteve seus projetos em pleno funcionamento, mesmo à distância. O projeto Vem Ler Comigo, que incentiva a prática da leitura entre os alunos do município, por exemplo, manteve-se ativo utilizando as ferramentas digitais para que o trabalho tivesse continuidade.

De acordo com uma das coordenadoras do Projeto, a professora Liane Frota, no primeiro semestre, assim que foi iniciado o isolamento social devido a pandemia, foi proposta uma fórmula para que o projeto não sofresse alteração de continuidade. “Iniciamos a formação do eixo Literatura e Formação do Leitor do Mais PAIC, quando apresentamos três módulos completamente a distância, totalizando 60 horas”, afirmou Liane.

Segundo ela, esses módulos tiveram os seguintes temas: ambientação da nova modalidade de ensino e manuseio das ferramentas Google Classroom e Google Meet (Modulo 1); a arte de contar histórias (módulo 2) e emoções em tempo de crise (módulo 3). As formações ocorreram nos meses de junho e julho. “No primeiro semestre trabalhamos os alunos com o acervo do ‘PAIC Prosa e Poesia’, porque precisávamos do material de leitura digitalizado e o governo do Estado disponibilizou isso, tanto a contação de história, em formato de vídeo, como o podcast e o livro em PDF”, frisou.

Já no segundo semestre Liane ressaltou que o projeto utilizou o acervo do projeto “Vem Ler Comigo”, pois nesse período o município recebeu os livros e distribuiu para todos os alunos. “Sempre na entrega dos kits de alimentação, também disponibilizávamos os livros que eles utilizariam no mês. Também gravamos um podcast sobre um o livro do acervo e enviamos para os professores. Eles realizaram com a leitura do material toda sexta-feira. Também disponibilizamos um podcast com a contação de história e cards com sugestões de como trabalhar e de que forma o professor poderia dinamizar a temática daquele conteúdo. Assim trabalhamos até este mês de novembro,” detalhou.

Apesar do trabalho ter sido realizado totalmente online, o prefeito Acilon Gonçalves observa que os resultados foram satisfatórios e os alunos puderam ter acesso projeto e assim conhecer cada vez mais o universo da literatura, aprimorando seu vocabulário e melhorando sua construção textual. “A prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Por isso que nossos alunos são diferenciados, pois desenvolvem o senso crítico e a formação cidadã desde os primeiros anos na escola”, conclui.