Eusébio realiza projeto para zerar a evasão escolar

segunda-feira | 26/02/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação e seu Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), está realizando o Projeto “Nenhum a Menos”, que tem como objetivo adotar estratégias para zerar a evasão escolar no município. Atualmente, a taxa de abandono está em 0,5% no Eusébio, enquanto que no Estado chega a 1,4%. “Apesar do índice baixo, a meta é que nenhum aluno fique fora de sala de aula. Estamos traçando estratégias para que os alunos sintam vontade de estar na escola, de aprender e dar uma chance a si mesmo de ter um futuro melhor”, disse a Secretária de Educação, Goretti Martins.

A coordenadora do projeto, professora Lúcia Baltazar observou que já está visitando as escolas da rede municipal para conhecer a situação atual e para isso conta com o apoio dos Grêmios Estudantis. Uma das ferramentas que será utilizada para atrair os alunos para a Escola é o projeto Rádio Escola. “Vamos promover capacitações e convidar os alunos a participarem, principalmente os que estejam com problemas de frequência”, disse.

Segundo ela, para que o projeto tenha sucesso, é importante que todo o sistema esteja envolvido. “Contamos com o apoio do Núcleo Gestor, dos Professores, do Conselho Escolar, do Conselho de Classe, do Conselho Tutelar e da Assessoria Pedagógica. Uma das nossas metas, é organizar com os Grêmios para que diariamente entrem em sala para verificar qual o aluno faltou. Em seguida, devem entrar em ação e informar ao grupo gestor que se comunique com o aluno ou familiares para saber as razões da ausência. Caso haja reincidência a própria escola juntamente com a Secretaria de Educação poderá tomar outras providências cabíveis”, disse.

A professora Lúcia destaca que no dia 14 de março será realizada a primeira capacitação do ano para radialistas escolares. “No curso eles aprendem a manobrar a mesa de som e como elaborar roteiros de programas. Neste dia, vamos ter um programa de rádio ao vivo, que será apresentado pelos alunos da Escola Eduardo Alves, voltado para apresentar o projeto Nenhum a Menos”, revelou.

Outra estratégia, que está sendo elaborada com o Departamento de Educação Física da Seduce, é o projeto “Caravana dos Ritmos”, que acontecerá no horário do recreio, sempre na primeira e ultima sexta-feira do mês. O objetivo é ser mais um atrativo para os alunos frequentem as escolas. O projeto será iniciado na Escola da Lagoinha, no próximo dia 23, nos horários da manhã e tarde. “Vamos realizar outras ações em todas as escolas. As que não possuem Rádio Escola e nem Grêmio Estudantil, vamos propor outras ações e novas formas de manter os alunos nas escolas”, concluiu.

Segundo a secretária Goretti Martins, com a criação dos dois projetos Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC), pelo prefeito Acilon Gonçalves, que objetivam incentivar os alunos a ter uma frequência regular e boas práticas de vida, a Educação decidiu renovar e ampliar o projeto “Nenhum a Menos” e possibilitar que todos tenham as mesmas condições de aprendizado e perspectivas de um futuro promissor.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o projeto vem colaborar com o esforço que vem sendo realizado pela Prefeitura de trabalhar de forma preventiva junto às crianças e jovens para que possam ter um desenvolvimento como cidadãos de bem. “Estamos buscando criar alternativas e meios, para garantir o direito constitucional de crianças e adolescentes à educação plena, pública, gratuita e com qualidade social, tendo como finalidade combater a evasão escolar e as faltas injustificadas,” pontuou.

Além disso, diz que o projeto deve promover o acesso e garantir a permanência dos alunos nas escolas, fazendo uso de mecanismos para acompanhar a assiduidade dos alunos, envolvendo educadores, famílias, crianças e adolescentes, esclarecendo a todos sobre a importância da educação formal.