Eusébio realiza qualificação de profissionais de nível médio da área de saúde

segunda-feira | 16/04/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste mês de abril, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária, um ciclo de oficinas para os profissionais das unidades básicas de saúde (UBS) do município. Estes profissionais irão participar de quatro oficinas, de forma descentralizada, uma vez por mês, com as equipes de cada um dos três territórios da Saúde (Sede, Jabuti e Mangabeira).

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho Martildes, as oficinas visam esclarecer cuidados de biossegurança, uso correto dos EPIs, cuidados no manejo dos resíduos dos Serviços de Saúde, implementação de padrões de procedimentos e normas em relação à limpeza e esterilização dos materiais utilizados nas UBS.

“Entendemos que discussões envolvendo essa temática nos serviços de saúde proporcionam a qualificação dos profissionais e do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a construção e implantação de ações que visam cumprir competências na área de prevenção aos riscos no ambiente de trabalho”, disse.

De acordo com Adriana Bezerra, coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária de Eusébio, as oficinas fazem parte de um plano de educação permanente elaborado pelos técnicos da Secretaria de Saúde para os profissionais com o objetivo de aprimorar o conhecimento e os atendimentos desses funcionários. “O profissional tem que estar sempre atualizado para melhor servir a população em sua área de atuação. Com essas novas ferramentas, eles passam a ter domínio de conhecimentos beneficiando a população atendida”, destaca.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a capacitação continuada dos profissionais de saúde do município é uma forma de fortalecer o setor, que tem um papel importante na manutenção da qualidade de vida dos moradores da cidade. “A Vigilância Sanitária está dentro das ações de saúde preventiva e de bem estar da comunidade como um todo. O objetivo é elevar a qualidade de vida da população. Através das oficinas, os profissionais terão plenas condições de atuar visando o controle de situações que possam colocar em risco à saúde do usuário dos serviços de saúde, bem como evitar a transmissão de infecções e o uso de produtos inadequados”, concluiu.