Eusébio realiza reunião de avaliação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

quinta-feira | 04/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (02), reunião sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como principal objetivo a execução de 17 estratégias visando o desenvolvimento social e sustentável. O momento foi importante para que os responsáveis por cada segmento socializassem as ações realizadas pelo município para o atingimento das estratégias;

Os temas abordados foram os seguintes: erradicação da pobreza; acabar com a fome; assegurar a vida saudável; assegurar educação inclusiva; alcançar a igualdade de gênero; assegurar a disponibilidade e gestão sustentável, moderno e a preço acessível à energia; promover o crescimento econômico sustentado; construir infraestruturas resilientes; reduzir desigualdades; tornar os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.

E ainda: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima; conservar e usar sustentavelmente os recursos marinhos; proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; promover sociedades pacificas e inclusivas e fortalecer meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Durante a apresentação foram abordados os diversos temas, com destaque para a Educação, Saúde e Meio Ambiente. Na parte nutricional foi citado o projeto Nutrisus que neste ano está atendendo cinco creches, visando assegurar uma vida saudável logo na primeira infância. Na universalização do atendimento à Saúde, foi destacado o acesso a Saúde Básica, com postos de saúde em quase todas as localidades, com 19 equipes de saúde família, atendendo em média 2 mil famílias.

Foram destacados, ainda, os cuidados com a gestante desde o pré-natal e com o recém-nascido, resultando na baixa taxa de mortalidade materno infantil; ações de incentivo ao aleitamento materno e combate ao sub registro de nascimento. Quanto a cobertura vacinal, o Eusébio mantém bons indicadores de uma forma geral.

Na oportunidade, a representante da Fiocruz, Ângela Ostritz, falou da instalação da Fábrica de Vacinas Biomanguinhos, que terá sua construção iniciada em 2020 e da cooperação técnica com o município de Eusébio. Ela destacou a necessidade da criação de cursos profissionalizantes para que as oportunidades de trabalho que estão sendo criada no Polo Tecnológico de Saúde, onde está a Fiocruz, sejam ocupadas por eusebienses.

Quanto a Educação Inclusiva e equitativa, foram citados diversos projetos, como a disciplina de Formação Humana e Cidadania, Transporte universitário, salas de Atendimento Escolar Especializado (AEE), Tempo Integral, entre outros. A professora Maria do Carmo Bezerra (Carmosa) destacou o trabalho do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) que está acompanhando 287 alunos com alguma situação de risco pessoal.

Com relação a formação e capacitação profissional, o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues destacou um projeto do Sebrae que pode ser utilizado numa disciplina de empreendedorismo a ser implantada no currículo formal. “A formação técnica estimula desde cedo, a criança e o adolescente a ter novos horizontes e uma nova visão do mundo”, disse. Ainda sobre Educação, foi citado o projeto Myra Eliane realizado nas turmas do berçário ao Infantil 5, que trabalha valores como família e formação do caráter junto as crianças.

Nessa reunião, que contou com a presença do representante do ODM da região Nordeste, João Evangelista, foram abordados os 15 primeiros objetivos do desenvolvimento sustentável. A avaliação, que deve ser trimestral, é uma forma de acompanhar como o município vem trabalhando para alcançar as metas traçadas para o desenvolvimento sustentável de sua população.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Eusébio é um dos municípios que mais avançou no cumprimento das metas dos ODS. Destaca a melhoria da saúde materna, redução da mortalidade materno-infantil, implantação de políticas públicas de promoção da saúde em termos globais, educação inclusiva e universalizada, redução dos índices de pobreza e igualdade de gênero, melhoria urbana e de atendimento dos serviços básicos e o engajamento dos diferentes atores públicos, privados e da sociedade civil. “Temos uma boa caminhada, mas sabemos que a estrada é longa, por isso continuamos trabalhando de forma coesa para atingirmos as metas definidas em busca de uma sociedade desenvolvida e sustentável”, destacou.