Eusébio realiza Rodas de Conversas para fortalecer o papel da família na formação cidadã

domingo | 16/12/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, promoveu neste semestre  17 “Rodas de Conversa – Por uma Cultura de Paz” nas escolas do Ensino Fundamental II. A atividade foi iniciada em junho com os alunos; em setembro foi direcionada para os pais dos alunos, onde o tema abordado foi “Família”, sua importância para a formação dos alunos e as obrigações dos pais para com seus filhos. A partir de novembro, os encontros passaram a ser realizados com os alunos e pais, quando o tema continuou o mesmo, com a abordagem na vertente do respeito aos país, e o papel de cada um para o fortalecimento dos laços familiares.

Segundo a responsável pelo projeto, Sandra Façanha, a ideia partiu da proposta de divulgar para as famílias, os conteúdos e temas que trabalhados na disciplina de Formação Humana e Cidadania em sala de aula. Salas essas inicialmente de 6° ao 9° Anos nas escolas da rede de ensino de Eusébio. Sandra afirma que a atividade ocorre semestralmente, “sempre inicia-se com a roda de conversa com os alunos em sala de aula, depois com os pais, e culmina com os dois grupos juntos”, destaca.

A secretária de Educação, Goretti Frota, as rodas têm sido muito importantes no sentido de aumentar a frequência dos pais na escola com suas participações nas reuniões. “A expectativa é que aconteçam mais momentos como esses em outras escolas no próximo ano. As escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental II trabalharam os encontros como uma forma de integração entre os alunos, pais, professores e coordenadores, para debates e busca de soluções para problemas comuns.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância das Rodas de Conversa para que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos e dessa forma colaborem para que os mesmos tenham um melhor desempenho nas atividades curriculares. Destaca, ainda, a importância do momento para a formação cidadã e de uma consciência crítica os participantes. O prefeito ressalta que o apoio da família é fundamental para que a disciplina Formação Humana e Cidadania, realmente consiga alcançar o objetivo de formar cidadãos que façam a diferença na sociedade futuramente.