Eusébio realiza segundo mutirão de mamografias e prevê a realização de 80 exames até sexta-feira

domingo | 12/09/2021

O 2° mutirão que acontece até sexta-feira (17), serão ofertados 80 exames por dia para mulheres com idade de 40 a 69 anos previamente agendadas nos postos de saúde (Foto: PME/Divulgação)

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras depois do câncer de pele não melanoma, representando em torno de 20,9% de todos os tumores que afetam o sexo feminino. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, por conta disso, células anormais são geradas e se multiplicam, formando um tumor. Por isso, o autoexame é muito importante, ele se torna um aliado na prevenção do câncer de mama. Pensando em incentivar as mulheres a se cuidarem mais e prevenir contra a doença, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres, inicia nesta segunda-feira (13), o 2° Mutirão de Mamografias no Eusébio.

Nesse 2° mutirão que acontece até sexta-feira (17), serão ofertados 80 exames por dia para mulheres com idade de 40 a 69 anos previamente agendadas nos postos de saúde do município. A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias, e principalmente o diagnóstico precoce do câncer de mama. As mamografias serão realizadas no caminhão “Amigo do Peito” que ficará instalado em frente ao prédio da secretaria de saúde e ao lado da farmácia municipal com toda a estrutura necessária para receber as pacientes.

De acordo com Josete Malheiros, secretário de saúde de Eusébio, serão ofertados 80 exames por dia para mulheres com idade de 40 a 69 anos previamente agendadas nos postos de saúde pelas equipes de saúde da família. “Ao longo desses vinte dias, as equipes de saúde da família foram identificando e fazendo a triagem das mulheres como forma da gente garantir que todos os territórios e de todas as equipes de saúde da família possam enviar pessoas previamente agendadas e assim democratizar o acesso dessas mulheres vindas de todos os territórios do município”, disse.

Serão realizados mais dois mutirões, um em outubro e outro em novembro. Sempre com uma semana de mutirão por mês, para poder atender ao todo 1250 mulheres no final dos mutirões. Os secretário de saúde de Eusébio, Josete Malheiros orienta para que as mulheres que não estejam na lista do mutirão deste mês, procure a sua unidade de saúde e reserve vaga para o próximo.

“Se por alguma razão você não conseguiu ser listada agora na sua unidade básica de saúde, procure se informar com a enfermeira da sua unidade e reserve sua vaga para o próximo mutirão que vai acontecer em outubro”, disse. No dia 19 de outubro é o dia mundial de combate ao câncer de mama, um mês de conscientização e várias ações direcionadas ao incentivo nos cuidados com a saúde da mama.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da ação que visa preservar a saúde das mulheres eusebienses. Ele atua diretamente nessa campanha, analisando os resultados dos exames e encaminhando pessoalmente as mulheres para realizarem exames complementares e os tratamentos, caso seja necessário. “Realizamos essa ação mais concentrada durante um período do ano, mas as mulheres podem procurar os postos de saúde a qualquer época do ano e caso o médico veja a necessidade de realização do exame de mamografia, ele pode encaminhar a mesma para realização do exame que é providenciado pela própria prefeitura”, destaca.