Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio realiza Semana da Pessoa com Deficiência

quarta-feira | 23/08/2017


A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), ligado a Secretaria de Educação do Município (Seduce), está realizando a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema deste ano é: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. O objetivo é abrir os debates e colocar para a sociedade uma reflexão sobre a necessidade da igualdade para inclusão.


Segundo a coordenadora do NAMME, Elieuda do Vale, o objetivo é quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e etc, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.


A campanha foi iniciada na segunda-feira (21) e transcorre até o dia 28 deste mês. Na segunda, a semana foi aberta na Câmara Municipal de Eusébio com uma breve explicação do histórico do NAMME e a apresentação dos alunos da música “Você vai gostar de mim”. Na terça-feira aconteceu uma palestra com a Guarda Municipal, sobre a Ronda Escolar.


Nesta quarta-feira (23), o Núcleo realiza uma experiência sensorial com os pais, responsáveis, alunos e convidados. Já nesta quinta-feira (24) serão ministradas oficinas de jogos didáticos e pedagógicos, aberto ao publico pela manhã e tarde, na sede do NAMME. Na sexta-feira (25) acontecerá uma interação da família do NAMME (grupo de mães, na sede do Simprovence, das 8 às 15 horas).


A programação será encerrada no dia 28 (Segunda-Feira) com a palestra “Direitos, necessidades e realizações” com a advogada Erivânia Bernardino Cruz, das 8 as 11 horas, no auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz.


O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Semana com ações específicas é também uma forma de sensibilizar a comunidade em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.


O NAMME foi regulamentado em 25 de Junho de 2007, por solicitação da professora Marta Gonçalves, na época 1° dama do município de Eusébio. O Prefeito Acilon Gonçalves sancionou a lei de n° 725, de 25 de Junho de 2007. A partir de então atende a Pessoas com deficiência do município e adjacências.