Eusébio realiza Semana de Trânsito com ações educativas

segunda-feira | 21/09/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), deu início na última sexta-feira (18) a Semana de Trânsito, que transcorrerá até o próximo dia 25. Na manhã da sexta-feira,15 agentes de trânsito realizaram uma blitz educativa na Avenida Eusébio de Queiroz, com a distribuição de panfletos e folders com orientações e alertas sobre as principais infrações cometidas no trânsito.

Segundo o presidente da AMT, Ocleilson Lima, durante a semana serão realizadas oito blitzes educativas, seis palestras em escolas públicas e palestras em empresas do município, onde os agentes darão orientações sobre a legislação de trânsito. “O foco maior deste trabalho está sendo direcionado para alertar os motoristas sobre alguns itens de segurança, como o uso obrigatório do capacete pelos motociclistas, o uso do cinto de segurança e o risco do uso de celular ao volante. Essas são as principais infrações averiguadas nas blitzes que temos realizado”, observa Ocleilson.

No material distribuído, outro alerta é quanto a obrigatoriedade de dirigir portando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como também só entregar o veículo a pessoas que possuírem habilitação. “As pessoas não devem sair de casa sem portar o documento, pois é uma infração grave”, pontua Ocleilson.

Ele destaca também a máxima já citada em diversas campanhas educativas, sobre a não ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir. “Pesquisas revelam que grande parte dos acidentes de trânsito são provocados por motoristas que haviam ingerido bebida alcoólica antes dirigir”, frisa.

Ele destaca, ainda, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para condutores e passageiros, em todas as vias, salvo em situações regulamentadas pelo Contran. “Uma criança de 20 kg, sem cinco de segurança no assento de trás, quando de uma colisão a 50km/hora, pode causar um impacto de 300 kg. Já um adulto de 60kg ao ser arremessado para o banco da frente, pode provocar um impacto de mais de uma tonelada”, pontua.

“Alertamos também sobre o uso de celular ao volante, que pode causar tragédias, já que um motorista dirigindo a 50km/h percorre cerca de 14 metros em um segundo. O material ainda chama atenção dos motociclistas quanto: às regras de segurança; com relação a manter a distância segura dos demais veículos; não fazer ultrapassagens de risco; jamais conduzir motocicletas sob efeito de álcool; trafegar com o farol da motocicleta acesso; só transportar passageiros com idade acima dos 7 anos de idade; além de respeitar a velocidade e as sinalizações das vias”, destaca.

O Prefeito Júnior observa que a Semana de Trânsito também é um momento de reflexão sobre como cada um, seja motorista ou pedestre, está se comportando no trânsito em prol da segurança de todos. Ele observa que é dever de cada cidadão cumprir a legislação, que tem como principal objetivo preservar a vida. “Estamos realizando esta semana com uma grande intervenção em toda a cidade, alertando, orientando e chamando a atenção da população para os cuidados que todos deve ter, com o principal dom que Deus nos deu que é a vida”, observou o prefeito.