Eusébio realiza Semana do Trânsito abordando o tema Educação

segunda-feira | 25/09/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), está realizando uma série de atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, com o tema “Educação no Trânsito, coloque no seu coração”. Entre as atividades, estão sendo realizadas palestras em escolas e empresas, blitze educativas, entre outras atividades. No sábado, dia 23, foi realizada uma grande Blitz de Educação no Trânsito, em frente o Núcleo de Artes, Educação e Cultura (NAEC), na Avenida Eusébio de Queiroz, com a participação de servidores da AMT, da Secretaria de Cultura e Turismo, da Guarda Militar, além de policiais militares.

Segundo o presidente da AMT, Ocleilson Lima, o objetivo da atividade foi conseguida, pois a abordagem constou da entrega de cartilha sobre as infrações mais cometidas pelos motoristas no Eusébio, como forma de alertar os motoristas sobre suas responsabilidades no trânsito. “As infrações mais comuns são; bebida ao volante, não uso do capacete, não uso do cinto e uso do celular ao volante. Algumas infrações diminuíram como o não uso do capacete. Os motociclistas já foram por diversas vezes abordados em blitze por nós realizadas e agora estamos colhendo os frutos, mas por outro lado, o uso do celular ao volante está crescendo”, afirmou Ocleilson.

Durante a abordagem foram entregues aos motoristas também uma camisa e um boné, com o slogan da campanha, para que as pessoas demonstrem seu apoio ao movimento pela vida. Na semana passada foram realizadas blitze na Mangabeira, Avenida Santa Cecilia e Avenida Cícero Sá, além de palestras em 12 escolas. Segundo o agente Almeida, que está à frente dessa atividade, são realizadas dois tipos de palestras, dependendo do público alvo.

Para crianças de até 12 anos, são dadas noções básicas sobre as leis de trânsito, como o semáforo, a faixa de pedestres e uso do cinto de segurança, entre outros. Já para adolescentes, as orientações são voltadas para sua preparação quando ele começar a dirigir. Nesta semana, mais 10 escolas serão comtempladas com palestras, que tem duração de 40 minutos, Foram realizadas palestras também em empresas do município.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o fortalecimento da educação dos jovens sobre o tema, é fundamental para garantir mudanças culturais capazes de reduzir o número de acidentes que vitimam, por ano, mais de 30 mil pessoas no País. “No Eusébio termos reforçado esse trabalho para que formemos uma geração que respeite as regras de trânsito. Isso vaio gerar uma mudança cultural salutar para a sociedade em que vivemos. Assim teremos um trânsito menos danoso para nossa sociedade”, assevera.