Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio realiza Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

terça-feira | 16/02/2021
A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência que foi instituída pelo Governo Federal (Foto: Agencia Brasília/André Borges)

A Prefeitura de Eusébio realiza, de 15 a 19 deste mês, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência que foi instituída pelo Governo Federal pela Lei nº 13.798 de 03 de janeiro de 2019. De acordo com a lei, na semana o poder público, em conjunto com organizações da sociedade civil, deverá desenvolver ações com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A abertura aconteceu nesta segunda-feira (15) com a palavra do Secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre. Nesta terça-feira (16), está sendo apresentado um vídeo sobre ‘’A Importância da Educação Sexual para a Prevenção da Gravidez na Adolescência’’, pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Na quarta-feira (17), teremos um vídeo com o tema “A atuação da Psicologia frente à Gravidez na Adolescência”.

Na quinta-feira (18), será a vez de falar sobre o “Acolhimento de Adolescentes Grávidas no âmbito escolar” e no dia 19, fechando a semana, será apresentado o vídeo sobre a importância da gravidez na adolescência. O encerramento da semana, será feita pelo secretário de saúde de Eusébio, Josete Malheiros.

Toda a veiculação e divulgação dos vídeos e atividades da Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência se dará através das mídias sociais do Departamento de Apoio ao Estudante (Youtube, Instagram e Blog), visando os cuidados quanto ao COVID-19 e uma maior amplitude de divulgação desse material junto à população.

A gravidez na adolescência é apontada pelos profissionais de saúde, educação e áreas sociais como problema que aumenta com a diminuição da idade. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a Semana é uma estratégia intersetorial com atividades a serem realizadas pelas diferentes secretarias, de forma remota, atendendo os protocolos de saúde devido a pandemia de Covid-19.

“A gravidez precoce induz a um ciclo vicioso de pobreza e baixa escolaridade. Adolescentes mães tendem a abandonar os estudos para criarem seus filhos, e têm três vezes menos oportunidades de conseguirem um diploma universitário, segundo o relatório do Fundo das Nações Unidas para Atividades Populacionais (UNFPA), e ganham em média 24% a menos do que mulheres da mesma idade sem filhos, segundo o mesmo estudo.

Serviço

Você pode acompanhar a programação da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência pelos links abaixo:

Blog: https://daeamor.wixsite.com/daeamor/blog

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCB0VCI6FLjtCfPb-scjvqTg

Instagram: https://www.instagram.com/daeamor_/