Eusébio realiza seminário do projeto Ondas da Leitura

segunda-feira | 17/03/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira, dia 17 de março, o I Seminário de Experiências Exitosas das Escolas Municipais do projeto “Ondas da Leitura”. O projeto, criado em 2007 pela Prefeitura com apoio da editora Imep, tem como objetivo incentivar a leitura entre os alunos municipais. O evento contou com as presenças do prefeito Júnior, da secretária de Educação, Ivonilde dos Santos e da secretária de Esportes, Goretti Martins.

A secretária Ivonilde disse que o seminário é um momento de grande importância, pois nove escolas municipais terão a oportunidade de apresentar suas experiências exitosas dentro do Projeto Ondas da Leitura. “A educação do Eusébio é isso, feita com propostas inovadoras que incentivam e motivam o aprendizado, com a participação de todos. Aqui hoje estamos fazendo um feedback dos quatro anos do programa, que têm contribuído para que nosso município desponte no Estado no incentivo a leitura”, observou.

O prefeito Júnior, por sua vez, disse ter sido desafiado a resumir o que ele pensa do projeto em uma única frase. “Nunca pensei que nessa jornada a frente da prefeitura iria enveredar pela poesia, mas tentei resumir o que penso do projeto e criei a frase; ‘ler também é amor’, pois pela leitura o ser humano conquista o conhecimento, a cidadania e o respeito ao seu próximo, por isso entendo que ler é um ato de amor. E esse amor é o grande sustentáculo de uma de nossas ações neste ano na área de Educação, que é a criação da disciplina ‘Formação Humana e Cidadania’ que vai formar cidadãos comprometidos com uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou.

Participaram do seminário as escolas: Neusa de Freitas Sá, Raul Tavares II, Cararu, Santa Clara, Francisco Tavares de Abreu, Josefa Sá, Lagoinha, Eduardo Alves Ramos e Evandro Ayres. A programação contou com a apresentação de quatro escolas no turno da manhã e cinco à tarde. Cada escola fez a exposição das experiências do Projeto, através das professoras de Língua Portuguesa e coordenadoras pedagógicas, e em seguidas os alunos fizeram apresentações artísticas, tais como; dança, teatro, música, entre outras.

O evento tem como objetivos a socialização e a troca de idéias entre as escolas. Representantes dos municípios de Itaitinga, Beberibe, Pindoretama, Cascavel, Aquiraz, Pacajus, Horizonte, Chorozinho participaram do encontro.