Eusébio realiza a V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

terça-feira | 07/11/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduce), realizou nesta terça-feira (7), a V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”. Dezesseis escolas apresentaram os melhores trabalhos escolhidos na etapa realizada em cada escola para um júri formado pelos próprios alunos das escolas da rede municipal. Eles tiveram como missão escolher os melhores trabalhos que representarão o Eusébio na Conferência Estadual.

Na abertura da Conferência, alunos da Escola Josefa Sá fizeram a apresentação de dança com coreografia de Erlyson Ferreira. Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante, Maria do Carmo Santos (Carmosa), coordenadora do projeto no município, cada escola organizou a conferência envolvendo a comunidade do entorno, e elaborou um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, a ser colocado em prática após o evento.

O presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, abriu a fala das autoridades presentes, destacando a importância de eventos sobre o meio ambiente voltado para jovens visando a conscientização deste e a sua colaboração para tornar o meio ambiente mais sustentável. “Nosso município tem sido destaque não só no Ceará, mas no País na área de meio ambiente e devemos muito a juventude que com sua participação no Com-Vida, vem trabalhando a educação ambiental nas escolas”, frisou.

Em seguida, falou a coordenadora de projetos do Meio Ambiente da Secretaria de Educação do Estado, Lindalva Forte, que destacou o pioneirismo do Eusébio na realização de Conferências do meio-ambiente, ”enquanto temos municípios que estão realizando sua primeira conferencia, o Eusébio está na sua quinta. Desde o início desse trabalho que o Eusébio está conosco, tendo sido um dos primeiros a criar as Comissões do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas. A Conferência é um pretexto pedagógico para trabalharmos a educação ambiental nas escolas e as conferencias são momentos de enriquecimento pessoal, maturidade que

proporciona o censo critico, a politização e melhora a autoestima dos participantes”, reforçou.

A Secretária de Educação Goretti Martins, por sua vez, destacou o potencial dos alunos do Eusébio que têm se destacado nas diversas avaliações nacionais e estaduais. “Na recente Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) feita com alunos do 3º ano, o Eusébio apresentou uma média superior a nacional e a estadual nas avaliações de escrita, leitura e matemática, sendo que o Estado do Ceará foi o primeiro do Norte e Nordeste. Outra conquista foi no Spaece, quando por dois anos consecutivos o Eusébio foi o único município do Crede 1 a conquistar o prêmio Escola Nota 10. Tenho certeza que teremos aqui grandes apresentações e escolheremos os melhores para nos representar na Conferência Estadual”.

Em seguida teve início a apresentação das escolas do 6º ao 9º ano, com alunos de 11 a 14 anos. Foram elas: A Escola do Cararu que apresentou o tema “Água Fonte da Vida”; a Escola Eduardo Alves Ramos, “Água, maior riqueza do universo”; Elisbão Pio, “Lagoa da Precabura: nossa água, nosso patrimônio. Preservação das Águas”; Evandro Ayres de Moura, “Água, defenda esse tesouro”; Francisco Tavares de Abreu. “Água teor da vida”; Guaribas. “O reaproveitamento das águas”; Izídio José Campina, “A Sustentabilidade do reaproveitamento da água”; João de Freitas Ramos, “Reaproveitando as águas do Rio Jacundá”; Lagoinha, “Poluição das Águas”; Mário Sales, “A Importância das águas para os seres vivos; águas virtuais”.

Tivemos ainda: Escola Neusa de Freitas Sá, “A importância das águas”; Paulo Sá “Reaproveitamento das águas”; Raul Tavares Cavalcante Filho II, “Economia de água potável e reaproveitamento de água servida”; Santa Clara; Josefa Sá, “Despoluição do Rio Mororó”; e São Miguel, “Processo de reutilização da água da chuva”. Cada escola teve 10 minutos para as apresentações. Os vencedores serão anunciados posteriormente.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) foi lançada em 2008 no Eusébio e desde então vem mantendo uma regularidade nas ações relativas ao meio ambiente nas escolas. “O Eusébio tem 100% das suas escolas do Fundamental II participando do projeto, que potencializa as ações de educação ambiental entre os alunos de 11 a 14 anos. A COM-VIDA é um espaço democrático e

participativo, que congrega toda a comunidade escolar e fomenta iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade,” destacou.