Eusébio realiza VI Conferência de Assistência Social

quinta-feira | 08/08/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta quarta-feira, 6 de agosto, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz. O evento, que teve como tema, “Gestão e Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, contou com a presença do prefeito municipal de Eusébio, Júnior; da secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves; do presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereador Tarcísio da Cultura e demais autoridades.

O prefeito Júnior fez a saudação inicial aos presentes, destacando que o trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, junto à população, serve de espelho para que os demais órgãos públicos trabalhem no atendimento das pessoas. “Parte da estrutura que as pessoas utilizam em suas vidas é de responsabilidade da Prefeitura e por isso devemos trabalhar para oferecer um serviço de qualidade”, observou.

O chefe do Executivo municipal fez dois pedidos aos trabalhadores em Assistência Social, presentes da Conferência. Primeiro, que participem da luta por melhores equipamentos para atender a população e em segundo lugar que atendam bem as pessoas que procuram os serviços da SDS. “Cuidem bem das pessoas como se fossem vocês próprios. Na medicina resolvemos 90% dos problemas do paciente apenas ouvindo o que ele tem a dizer. Os 10% restantes são de tratamento curativos necessários para o bem estar dele”, declarou.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, convidou membros da equipe da SDS e da comunidade para se postarem no palco destacando o trabalho de cada um para as ações de assistência social aconteçam de forma eficaz, são eles: Marta Mendes (Pro- Jovem – Jovem Aprendiz), Danilo Paixão (CAD-Único/Bolsa Família), Gláucia Saldanha (CRAS), Geane Barbosa (Creas), Sara Alencar (Programa de Segurança Alimentar e Nutricional), Mara Caroline (Programa de Habitação Municipal), Jaqueline Fiúza (Renda Mínima), Erivânia Abreu (Serviço de 0 a 6 anos), Maria Campina (Centro de Convivência dos Idosos), Zilma Batista (Polos der Atendimento da Juventude), Maria Elizabete (Gerencia Administrativa), Edney Costa (Conselheiros Tutelares), dentre outros.

Marta Gonçalves destacou que hoje o trabalho da SDS é descentralizado através dos três CRAS (Centro, Mangabeira e Jabuti) e dos quatro Pólos de Atendimento a Juventude (Mangabeira, Sede, Jabuti e Santo Antônio). “Temos 711 famílias no programa de Renda Mínima; 10.510 famílias cadastradas no CAD-Único, sendo que 5.215 fazem parte do programa Bolsa Família. Atendemos 600 idosos nos oito Centros de Convivência, 190 jovens no programa de qualificação – JovemAprendiz, 220 famílias com a tarifa social da Cagece e apoiamos os seis Conselhos que atuam na garantia dos direitos das pessoas (idosos, crianças e adolescentes, mulheres, assistência social, segurança comunitária, pessoa com deficiência)”, destacou.

Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rejane Inácio, se pronunciou sobre a Conferência, afirmando ser uma instância de participação da sociedade na discussão e deliberação de políticas públicas referentes ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS. “O Eusébio decidiu realizar cinco pré-conferências para discutir os temas eixos desse encontro e aqui estamos com os delegados escolhidos nas reuniões preparatórias. Vamos aqui definir nossas propostas para a X Conferência Estadual de Assistência Social e para tanto vamos escolher os nossos delegados municipais”, frisou.

Após os pronunciamentos houve uma apresentação do Grupo de Dança da Escola Municipal Francisco Tavares de Abreu. Em seguida ocorreu a Conferência Magna “Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS, com Andreia Esmeraldo, do Conselho Estadual de Assistência Social e depois um debate. Os presentes participaram ainda da leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Houve orientações para o trabalho em grupo, através do Coordenador de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Armando de Paula; trabalhos em grupo e a apresentação do que foi discutido em plenária final com homologação dos delegados à X Conferência Estadual de Assistência Social.