Eusébio realiza a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

quarta-feira | 10/10/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, realizou, nesta quarta-feira (10), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório da Fiocruz. O objetivo foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantias dos Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade, para a construção de propostas voltadas para a afirmação dos princípios da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e as ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O evento foi aberto com a apresentação cultural das crianças e adolescentes do município. A Escola Santa Clara apresentou o grupo Arte na Escola e a Organização Não Governamental (ONG) Estação da Luz, foi representado pelo grupo Tocando a Vida. Em seguida, o coral infantil da Escola Josefa Sá entoou o Hino Nacional e o Hino do Eusébio.

Na fala das autoridades presentes, a presidente do CMDCA, Larissa Barros, disse que todos são responsáveis pelas crianças e adolescentes e por isso, são realizadas conferencias para garantir a participação popular na elaboração das políticas públicas.

A Secretária de Educação Goretti Frota destacou a apresentação cultural dos alunos do município, afirmando que o desenvolvimento deles é fruto do trabalho realizado no Tempo Integral. “Eles fazem parte das grandes vitórias que o município vem obtendo”, frisou.

Já a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Iranir Loiola, disse que a conferencia é um momento ímpar de participação popular, daí sua importância. “Os temas devem ser bem discutidos para que as propostas sejam levadas para as demais conferencias,” ressaltou.

Em seguida, foi lido o Regimento Interno da Conferência e aprovado. Depois aconteceu a palestra Magna: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e em seguida outra palestra sobre “O Sistema de Gerenciamento de Projetos Sociais (SISGER) em Eusébio. Logo após a plenária e a parada para o almoço, aconteceu a divisão dos grupos temáticos, que abordaram os seguintes temas: Garantias dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes. Após as discussões houve a apresentação das propostas de cada grupo temático e a eleição dos delegados para a X Conferência Regional.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a conferencia é importante para a gestão, pois aponta os desafios a serem enfrentados e define as políticas públicas que possibilitem o pleno acesso das crianças e adolescentes a uma melhor qualidade de vida. “Além disso, essa instancia nos auxilia com a apresentação de propostas e de ações para a democratização da gestão e o fortalecimento dos projetos sociais que promovam a igualdade e a valorização do segmento”, destaca.