Eusébio realiza a VI Mostra COM VIDA com o tema Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

quarta-feira | 13/12/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (12), o VI Mostra COM VIDA (Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida) que teve como tema principal “Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”. O evento contou com a participação de 22 escolas da rede municipal que apresentaram os trabalhos realizados no durante o ano.

A Mostra foi aberta pela secretária de Educação Goretti Martins, que destacou a importância do evento no sentido de conscientizar e capacitar os alunos em ações de preservação do meio ambiente. Ela destacou o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Apoio ao Estudante (DAE). “Estamos presenciando aqui o resultado do trabalho realizado durante o ano por cada escola na área de sustentabilidade, que é a palavra do momento em todo o mundo”, ressaltou.

Ela destacou ainda o trabalho do prefeito Acilon Gonçalves em apoiar as ações que visam a conscientização dos alunos e consequentemente das comunidades em que vivem, quanto a necessidade da preservação do meio ambiente. A coordenadora do DAE, Maria do Carmo Santos, destacou que a COM VIDA atua nas mais diferentes frentes de trabalho, desde a coleta e destinação do lixo, até as ações de saúde e educação. “Em fevereiro elaboramos um plano de trabalho, que foi colocado em execução mês a mês”, asseverou.

As escolas participantes, e seus respectivos temas trabalhados foram as seguintes: Adelino Bezerra (etapas do tratamento de água); Autódromo (Sustentabilidade na Escola); Cararu (Plantas Medicinais com Reciclagem); Eduardo Alves (Sustentabilidade Ambiental); Elisbão Pìo (Preservação da Lagoa da Precabura, através da reciclagem); Erotides Melo Lima (Mosquito da Dengue), Evandro Ayres de Moura (Água: Defenda esse Tesouro); Francisco Tavares (Poupando a Água, Preserva a Vida); Guaribas (Desenvolvimento Sustentável), Izídio José Campina (Reutilização da Água).

Participaram, ainda: João de Freitas Ramos (Revitalização da Praça); Josefa Sá (Reaproveitamento das Águas do Município); Mário Sales (Águas do Brasil); Moacir Ferreira (Uso de Materiais Recicláveis como Instrumento de Aprendizagem); Neusa de Freitas Sá (Reutilização da Água); Otoni Sá (Sustentabilidade e Materiais Recicláveis); Paulo Sá (Filtro de Água); Raul Tavares I (Água); Raul Tavares II (Sustentabilidade), São Miguel e Oscar Feitosa (Meio-Ambiente).

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM VIDA é uma forma de protagonizar as questões ambientais na escola, com participação de estudantes, professores, funcionários, gestores, comunidade. Comenta que o principal papel da Comissão é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade. ”O programa é realizado há seis anos no Eusébio, debatendo e buscando respostas para os problemas socioambientais existentes no território, onde ela está inserida, isto é, vai além dos muros da escola em busca uma melhoria na qualidade de vida do seu entorno”, ressaltou.