Eusébio realiza a VII Mostra Comvida e aborda a integração entre o homem e a natureza

terça-feira | 30/10/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação (Seduce), realizou nesta terça-feira (30) a VII Mostra Comvida, que neste ano contou com a participação de 26 escolas da rede municipal de ensino. Diferentemente dos anos anteriores, quando o evento era realizado no Ginásio Coberto da Escola Neusa de Freitas Sá, neste ano o local escolhido foi o Polo de Lazer. “É uma oportunidade de a população conhecer o trabalho que vem sendo realizado nas escolas no tocante a conscientização e preservação do meio ambiente”, disse a secretária de Educação, Goretti Frota.

O tema escolhido deste ano foi a “Integração Sustentável entre o homem e a natureza”, e envolveu diversos subtemas, como a preservação da água, combate às queimadas e prevenção a dengue. Cada escola levou para a Mostra, um pouco dos trabalhos realizados em sala de aula. Maquetes, cartazes, faixas, brindes, brinquedos, bijuterias e até roupas feitas com material descartável foram apresentados. Os presentes receberam dos alunos, de cada bancada visitada, uma explicação bem afiada sobre os temas.

A Escola do Cararu, por exemplo, abordou a vegetação, com destaque para a planta Nim. O aluno Luís Gustavo, do 7º ano B disse que o Nim é uma planta exótica de origem indiana que causa riscos a natureza, prejudicando pássaros e abelhas, que podem até morrer no caso de contato com a planta. Ele observou que o Nim também tem seus benefícios como matar pulgas e carrapatos em cachorros e outros animais, dele pode ser produzido sabonetes, inseticidas e repelentes. “Mas temos plantas que substituem o Nim, como a Carnaúba e Ipê”, ponderou.

A Escola Francisco Tavares de Abreu fez uma apresentação sobre o uso sustentável da água, energia eólica e combate a dengue. A Escola da Lagoinha apresentou uma maquete sobre a energia alternativa, onde os alunos, usando uma bobina e bateria, conseguiram produzir energia elétrica, também apresentaram uma paródia com a música “Trem Bala”.

A Comvida deste ano contou com participações especiais, como a da Escola Estadual Manoel Ferreira que apresentou os trabalhos baseados na sustentabilidade e 17 ODS. Os alunos participaram do evento “Limpando o Mangue”, realizado na Sabiaguaba, em Fortaleza, e recolheram materiais recicláveis com os quais confeccionaram bijuterias e roupas, que foram apresentados na Mostra.

Outra presença da manhã festiva para o meio ambiente foi o de Geni Sobreira, coordenadora da REMES – Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável, que é um movimento Social Organizado sem fins lucrativos presente em 14 cidades do estado e que em breve deverá chegar ao Eusébio. A entidade organiza mulheres que realizam trabalhos artesanais com produtos recicláveis, que só em Fortaleza está beneficiando 30 famílias.

Segundo a coordenadora do Comvida, Maria do Carmo Santos (Carmosa), além de aproximar os alunos da natureza, a escolha do Polo de Lazer para a realização do evento deste ano, foi devido ao maior número de escolas participantes, passando de 22 para 26, além de oportunizar à população conhecer os trabalhos realizados nas escolas com relação a preservação do meio ambiente. “Trabalhamos mais as queimadas, água, mosquito da dengue, as lagoas, rios e sua preservação. A cada mês foi trabalhada uma temática nova. Essa atividade tem o objetivo de aumentar o nível de consciência e trabalhar a nossa agenda ambiental que é o grande desafio a ser implantado no município”, finalizou.