Eusebio realiza XI Campanha de Prevenção às Drogas

segunda-feira | 29/06/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, realiza durante esse mês de julho, a XI Campanha de Prevenção às Drogas, com o tema “Dependência química: os desafios para o cuidado em tempos de pandemia”. Segundo a assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, a Assessoria tem vivenciado durante o período de isolamento social esses desafios. “Redimensionamos os serviços e elaboramos um protocolo para atendimento no CAPs AD e para o encaminhamento de pacientes para as comunidades terapêuticas,” frisou.

Ela destaca que em 98 dias de isolamento social, o CAPs continuou funcionando normalmente e não teve nenhum caso de Covid-19 entre os colaboradores e pacientes nesse período. “Aqui tomamos todos os cuidados recomendados, como uso de EPIs, higienização, distanciamento e não estamos realizando terapias de grupo, apenas o atendimento individual. A maioria dos atendimentos tem sido feito por agendamento, a não ser a demanda espontânea. Aqui eles são atendidos pelos profissionais, como psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional e recebem acompanhamento”, enfatiza.

Quanto o encaminhamento para comunidades terapêuticas, observa que houve um decreto suspendendo inicialmente os acolhimentos em março, quando do início da pandemia, e 30 dias depois foi baixada outra norma liberando o acolhimento com um protocolo bem definido.

“O paciente chega ao CAPS, passa pelo acolhimento e verificamos se ele está assintomático para Covid-19. Aqui fazemos o teste rápido e a avaliação psiquiátrica, e se estiver apto é que encaminhamos para a comunidade terapêutica. Lá ele, ainda ficará 14 dias em isolamento social, até que esteja liberado para conviver com os demais pacientes. Depois de 10 dias, nós ainda fazemos um segundo teste para Covid-19, lá mesmo na comunidade terapêutica, só para garantir que está tudo bem com o paciente”, frisou Micheline.

Campanha

A XI Campanha de Prevenção às Drogas, deste ano, acontecerá nas redes sociais. A Assessoria deverá apresentar a formação de conselheiros e conselheiros tutelares, com relação aos protocolos de atendimento, redimensionamento e decretos; pretende realizar discussão sobre o plano de políticas sobre drogas para o próximo triênio e livesnas redes sociais sobre o tema. Estão previstas,ainda, postagens nas redes sociais contando a história dos 11 anos da Assessoria Especial Sobre Drogas de Eusébio.