Eusébio realiza XII Reunião do Gabinete de Gestão Integrada

quinta-feira | 06/07/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou, nesta quarta-feira (5), a XII reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), que tem o objetivo de traçar metas e planejar ações de segurança para o município de Eusébio. Participaram da reunião os secretários; Lauro Leite (Segurança Pública), Celso Rodrigues (Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano), Goretti Martins (Educação), Sebastião Albuquerque (Obras), Mário Lúcio (Saúde), Michel Chokito (Esportes), Ivonilde Santos (Gabinete). A Vereadora Wanda Morais, presidente da Câmara Municipal de Eusébio; Micheline Said (Assessoria Especial Antidrogas), Aldenor de Sousa (Conselho Tutelar), além de representantes da Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).

Entre as pautas discutidas, ficou acertado o retorno das viaturas às ruas da cidade. O secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, explicou que os veículos estavam realizando o trabalho para evitar a invasão de um terreno da Mangabeira, que está dentro da Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti. Ele observou que as viaturas retornarão às ruas da cidade, visando auxiliar as Polícias Militar e Civil no combate a criminalidade.

Outro ponto da pauta foi o convite recebido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania do Eusébio para ministrar o curso de capacitação na cidade de Pacatuba. O secretário Lauro Leite disse que a secretaria, através do setor de instrução, estará à frente do curso de capacitação para os guardas municipais da Pacatuba. “Estaremos a frente dessa capacitação, quando poderemos transmitir um pouco do know-how conquistado por nossa Guarda Municipal, auxiliando um município irmão”, disse Lauro Leite.

Ele destacou ainda a realização do Curso de aprimoramento dos Guardas de Eusébio. “Durante todo o ano serão oferecidos diversos cursos de capacitação para a Guarda, entre eles de: defesa civil, suporte básico a vida e de motopatrulhamento com o raio”, frisou. O objetivo é aprimorar, ainda mais, os agentes municipais para que exerçam com mais propriedade as suas tarefas e missões.

Um quarto ponto abordado na reunião, realizada no Gabinete do Prefeito, foi com relação a ruas sem iluminação. Foi esclarecido que essa problemática traz a facilidade para a prática de atos inflacionários no município, daí a necessidade da Prefeitura investir na melhoria do sistema já existente e também ampliar o serviço para as ruas ainda não beneficiadas.

A Assessora Especial de Política sobre Drogas, Micheline Said Bravo, destacou a criação do comitê, a partir do GGIM, que atua da intersetorialização da prevenção do uso de drogas no município, com a participação de todos os secretários. Segundo ela, já foram realizadas três reuniões neste ano que debateram ações de prevenção ao uso de drogas. “O comitê funciona como uma câmara de prevenção ao uso de drogas, vinculada ao GGIM”, observou.