Eusébio realizará I Festival de Bandas e Fanfarras Escolares

quinta-feira | 25/09/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza neste sábado (27), o I Festival de Bandas e Fanfarras Escolares do Município. Essa será a primeira competição oficial realizada no município e reunirá grupos de17 escolas da rede municipal de ensino. O evento acontecerá no Ginásio da Escola Neusa Freitas de Sá, das 8 às 11 horas, e premiará os três primeiros colocados com troféus e certificados.

Segundo o coordenador do Núcleo de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, o maestro José Honório, o objetivo do evento é fortalecer as bandas e fanfarras das diversas escolas, como também apresentar para o grande público o trabalho que vem sendo feito por esses grupos. “São desses grupos de bandas e fanfarras escolares que surgem os grandes compositores, e músicos que chegam a compor orquestras sinfônicas e bandas oficiais. Além disso, vale ressaltar o grande alcance social desse projeto da Prefeitura que tira as

crianças e jovens da ociosidade,” destaca Honório.

O evento reunirá 614 alunos. Na categoria Banda de Percussão participam as seguintes escolas: Cararu, João de Freitas Ramos, Francisco Tavares de Abreu, Izídio José Campina, Evandro Ayres, São Miguel, Santa Clara, Elesbão Pio, Josefa Sá, Raul Tavares II ( juvenil), Mario Sales e Paulo Sá. Já como banda de percussão infantil se apresentará a Escola Erotides Melo Lima. Banda de Percussão Show, a Escola da Lagoinha.

O Festival contará com apresentações especiais das bandas de percussão das escolas Neusa de Freitas Sá, Eduardo Alves Ramos e das Guaribas. Serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugar na categoria Banda de Percussão Tradicional, e ainda os melhores regentes de banda infantil, de percussão tradicional e de banda de percussão show. Também receberão troféus os melhores: mór, baliza, balizador e o corpo coreográfico de banda de percussão tradicional. Os demais receberão certificados de participação.