Eusébio recebe a visita do presidente da Funarte para conhecer projetos na área da Cultura do município

terça-feira | 05/07/2022
O presidente da Funarte, Tamoio Athayde, conheceu a estrutura e os projetos realizados pela Secult/Eusébio (Foto: PME)

O município de Eusébio recebeu, nesta terça-feira (05/07), a visita do Presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Tamoio Athayde Marcondes, que veio conhecer os programas e projetos relativos à Cultura desenvolvidos pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O gestor foi recebido pelo secretário Tarcísio da Cultura e o corpo diretivo da pasta e destacou que o objetivo maior da visita foi conhecer as políticas públicas que estão em andamento nos pequenos municípios do Estado. “O Eusébio e Aquiraz estão realizando um grande trabalho, e são esses bons exemplos que buscamos para multiplicar em outros municípios,” disse.

Destacou que o gestor federal se concentra em Brasília e nas grandes capitais e as vezes esquece ou deixa de visitar os pequenos municípios que é onde a arte acontece, “Decidimos mudar essa lógica e dar prioridade aos municípios que geralmente são esquecidos pelas gestões. Nosso objetivo é ver o que está dando certo e trabalhar para mudar a vida das pessoas através da cultura,” pontuou.

O secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura, destacou que o Eusébio se sente honrado em receber o gestor maior da Cultura do país, que decidiu sair do gabinete em Brasília e visitar o interior do País. “Aqui ele estará no Sertão, na Serra e aqui na Região Metropolitana. Ele está olhando o que acontece nos pequenos municípios e isso é uma grande oportunidade, pois estamos a frente de um gestor da cultura nacional e vamos mostrar um pouco do trabalho do Eusébio. Ele está olhando para o agente da Cultura. Agradecemos a nossa coirmã Aquiraz que tem feito um trabalho belíssimo com o secretário Eloy Costa que nos proporcionou essa oportunidade de termos aqui o presidente da Funarte”, ressaltou.

A Funarte foi criada em 1975 e atua em todo o território nacional, como órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo. Tem como objetivo incentivar a capacitação de artistas, técnicos e produtores; a produção, prática, desenvolvimento e difusão das artes; o desenvolvimento da pesquisa; a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.