Eusébio recebe Central de Videomonitoramento do Estado

sexta-feira | 27/04/2018

O município de Eusébio recebe, neste sábado, a Centro Integrado de Comando e Controle Municipal do Governo do Estado (Central de Videomonitoramento). O lançamento acontece, a partir das 9 horas, na Avenida Eusébio de Queiroz, em frente ao Polo de Lazer Francisco Ivens Sá Dias Branco. O evento contará com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, do governador Camilo Santana, do titular da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), André Costa, do secretário de Segurança do Município, Lauro Leite, do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Ocleilson Lima, além de outras autoridades de segurança e lideranças políticas locais.

Eusébio estará equipado, ao todo, com 15 câmeras de videomonitoramento, posicionadas em pontos estratégicos da cidade, e na base policial. Funcionalmente, os equipamentos que estarão nas ruas se dividem entre captação de imagens com giro de 360º e leitoras de placas de veículos.

Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, o objetivo da medida é interligar informações sobre ocorrências e potencializar o enfrentamento à criminalidade no município. As câmeras tem amplitude de 360º, visão noturna, alta tecnologia, e ficarão ligadas 24 horas para o monitoramento da Polícia. As imagens estarão conectadas diretamente com a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança).

Sistema Municipal de Monitoramento

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Lauro Leite, lembra que antes mesmo da iniciativa do Governo do Estado, o Eusébio já havia implantado o seu Sistema de Videomonitoramento Municipal com imagens em Full HD numa parceria com o Governo Federal. “Essa ferramenta já vinha nos auxiliando na redução de ações de violência, do tráfico de drogas e depredação do patrimônio público. Já contamos com oito câmeras, acompanhadas 24 horas, de domingo a domingo, através de uma central instalada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania”, pontua.

Segundo Lauro Leite, o sistema vem otimizando a prestação de serviços pela Guarda Municipal, principalmente no que se refere às ações de caráter preventivo frente aos atos ilícitos, beneficiando os moradores e visitantes do município. “Dois guardas, por turno, são responsáveis por observar vários pontos da cidade ao mesmo tempo, sem qualquer necessidade de locomoção. Ao detectarem algum movimento suspeito, eles acionam as viaturas mais próximas do local para evitar a ação de um meliante e até mesmo detê-lo. A consequência é que o índice de criminalidade nesses locais tem diminuído bastante”, contou.