Eusébio recebe cinco veículos para o PSF

segunda-feira | 04/11/2013

A Prefeitura de Eusébio recebeu a última sexta-feira (01), cinco veículos, da marca Fiesta, do Governo do Estado que serão destinadas ao Programa de Saúde da Família do município. A solenidade de entrega dos carros aconteceu no estacionamento do Centro de Eventos do Ceará, com as presenças do governador Cid Gomes, do secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, do Prefeito de Eusébio, Júnior, do Secretário de Saúde de Eusébio, Acilon Gonçalves.

Ao todo foram entregues 56 veículos. O secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, disse que os recursos para a compra dos veículos foram oriundos de emendas de três parlamentares federais: João Ananias, José Arnon e André Figueiredo, e que os veículos vão auxiliar na ampliação de 70% para 100% da cobertura do PSF nos municípios. “As equipes terão como se deslocar para as comunidades mais distantes e atender um maior número de famílias”.

O governador Cid Gomes destacou que o governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e com as Prefeituras, está criando um cinturão de saúde para evitar a superlotação nos hospitais das grandes cidades. “Estamos ampliando os postos de saúde, as policlínicas e as UPAs e criando mais hospitais regionais. Assim vamos possibilitar que cada problema de saúde seja solucionado no lugar certo e nos hospitais sejam encaminhados somente os casos mais graves”, destacou.

Cid Gomes disse ainda que há um recurso de R$ 25 milhões destinados aos municípios. “Espero que os prefeitos se reúnam e decidam aonde o recurso será aplicado, e que seja em um projeto só. Dou até uma ideia: que seja utilizado na informatização dos postos de saúde para assim melhorar o atendimento da rede”, destacou.

Esse sistema sugerido pelo governador, segundo o Prefeito Júnior, já está sendo realizado no Eusébio através da implantação do prontuário eletrônico. “Os recursos virão auxiliar para que nossa rede toda seja coberta com esse projeto”, comemorou. O prefeito destacou que os veículos recebidos serão fundamentais para que as 17 equipes do PSF do município possam realizar suas ações nas comunidades do município.