Eusébio recebe comitiva internacional para tratar de cooperação para o desenvolvimento sustentável

sexta-feira | 14/09/2018

O Eusébio recebeu, nesta semana, a visita de uma comitiva formada por membros de uma agencia do governo da Alemanha, representantes do Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente que vieram conhecer o município e firmar um futuro termo de cooperação para o apoio a Agenda Nacional do Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil. Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, o Eusébio foi um dos seis municípios pré-selecionados, por conta das suas características e indicadores econômicos, sociais e ambientais para participar desse acordo.

Esse foi o primeiro encontro. Outros momentos devem acontecer nesse processo, como workshops, capacitação, até a assinatura definitiva do termo de cooperação prevista para novembro. Objetivo do projeto é implementar estratégias coordenadas e articuladas, nas esferas federal, estadual e municipal, para o desenvolvimento urbano sustentável, incluindo estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Também serão consideradas as interrelações com o entorno e a geração de serviços ecossistêmicos para as cidades. Regulamentações, instrumentos e orientações existentes serão aprimorados, testados e se necessário, instituídos no âmbito de projetos piloto.

De acordo com o termo, as abordagens de desenvolvimento urbano sustentável serão integradas as políticas públicas, programas setoriais e linhas de financiamento direcionados à cidade. A capacitação e difusão da agenda possibilitará sua aplicação, possibilitando, que a médio prazo, o Eusébio possa atender critérios de sustentabilidade e enfrentamento da mudança de clima, fortalecendo o seu papel como protagonista na mitigação e adaptação, além de aprimorar a política de desenvolvimento urbano.

Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, a parceria que envolve a Prefeitura, o Governo do Brasil e o Governo da Alemanha sobre a urbanização, permitirá processos de aprendizagem e intercâmbio internacionais, fomentando a implementação da Nova Agenda Urbana e Agenda 2030. “Esse acordo vai incorporar no nosso planejamento e na gestão urbana, experiencias de integração, de sustentabilidade e enfrentamento da mudança de clima já utilizadas em processos internacionais. Desta forma, será fortalecido o protagonismo de nossa cidade e a melhoria das condições de vida urbana, para alcançarmos as metas climáticas e de manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas em âmbito nacional e internacional.