Eusébio recebe equipamentos para melhorar atendimento do Bolsa Família e Cadastro Único

sexta-feira | 05/01/2018

O Eusébio conta agora com um veículo, dez computadores e quatro impressoras multifuncionais para melhorar o atendimento de beneficiados com o Programa Bolsa Família (PBF) e para o atendimento do Cadastro Único (CADúnico). A secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Michele Queiroz diz que o veículo será utilizado para realizar a buscativa de famílias que estejam em situação de risco social, visando a inclusão destas nos programas sociais. “O equipamento vai ampliar o atendimento, possibilitando que mais famílias carentes sejam atendidas”, revelou.

Ela observa que os computadores e as impressoras serão destinados ao atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) nos três territórios do Eusébio (Sede, Mangabeira e Jabuti). Michele detalha que o cadastro único para programas sociais reúne informações socioeconômicas das famílias de baixa renda – aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

“Essas informações permitem que o Governo conheça as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações selecionar as famílias para os diversos programas sociais. No Eusébio temos 9.042 familias inscritas no Cadastro Único e 5.189 no Bolsa Família, representando uma cobertura de 107,8% de estimativa de famílias pobres no município que recebem, em média, R$ 159,03”, revela.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca, por sua vez, que em complementação aos programas sociais do Governo Federal, o Eusébio conta com uma rede de proteção social que vem eliminando o índice de famílias em pobreza extrema no município. Destaca os programas sociais: Renda Mínima, que complementa até o valor de R$ 600,00 a renda familiar dos que já recebem o Bolsa Família; o Projeto de Complementação Alimentar, que concede cestas básicas a 563 famílias eusebienses; aluguel social, tarifa social, entre outros.