Eusébio recebe o Selo Bronze de Qualidade 2018

terça-feira | 19/06/2018

O município de Eusébio, foi distinguido, através da Unidade Básica de Saúde do Timbú, com o Selo Bronze de Qualidade 2018, concedida pelo Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS Ceará), do Governo do Estado. A premiação tem o objetivo de reorganizar o modelo de atenção à saúde a partir da reestruturação da Atenção Primária garantindo uma assistência de saúde qualificada, resolutiva e integral.

A Unidade de Saúde foi escolhida para concorrer ao Selo Bronze de Qualidade, tendo como tutora a enfermeira Kelanne Lima da Silva e como facilitadora Olivia Teles da Silva. Segundo Kelanne, a equipe da Unidade de Saúde com muita dedicação e esforço conseguiu êxito nesta que é a primeira etapa da avaliação e já se prepara para garantir nas etapas subsequentes, quando serão atribuídos os selos prata e ouro.

Para o secretário Mário Lúcio, que recebeu a premiação das mãos do Governador Camilo Santana ao lado da equipe do Posto, o selo é uma forma de garantir a qualidade e fortalecer a atenção primaria através de efetivação do papel de responsabilização e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo a integralidade do cuidado em saúde.

Kellane Lima disse que a equipe de saúde do Timbu, que vem avançando nos processos de trabalho, já realiza o acolhimento desde julho de 2014 e agora em janeiro deste ano implementou a agenda aberta com consultas marcadas por hora, portanto o usuário só precisa chegar na hora que sua consulta está marcada. “A Unidade ainda tem muito a avançar, mas está disposta a continuar a manter o seu padrão de qualidade e com o compromisso e apoio da gestão garantir na próxima etapa o selo prata”.

No Estado se inscreveram para participar da certificação do Selo Bronze de Qualidade 2018, 170 unidades de saúde de 99 municípios. Para o prefeito Acilon Gonçalves, a certificação dará visibilidade ao processo de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no município, possibilitando seu reconhecimento social, além de incentivar as equipes a criar um padrão de qualidade que garanta um acesso qualificado, efetivo e resolutivo.

O Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará foi lançado em 2016 pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequente, implantação e implementação das Redes de Atenção.