Eusébio recebe o Selo Município Verde 2018 nesta quarta-feira

terça-feira | 20/11/2018

O município de Eusébio recebe, nesta quarta-feira às 15 horas, no Iate Plaza Hotel, em Fortaleza, a Certificação e a Premiação do Selo Município Verde 2018. A premiação, que está em sua 12ª Edição, será entregue pelo Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O Eusébio alcançou êxito na cientificação ambiental Categoria C, obtendo na pré e pós avaliação “in loco” um Índice de Desenvolvimento Sustentável (ISA) de 52,56 e 50,05, respectivamente.

Segundo o informe da Sema, ao todo foram 24 municípios classificados, sendo 7 na categoria B e 17 na categoria C. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o reconhecimento estadual é resultado de uma gestão compromissada com ao Desenvolvimento Sustentável a partir da experimentação de políticas, planos e programas, projetos e ações voltados para a área ambiental.

Na Categoria B estão os seguintes municípios: Barreira, Brejo Santo, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Novo Oriente e Sobral. E na Categoria C são: Acaraú, Acopiara, Bela Cruz, Crato, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Nova Olinda, Nova Russas, Pacatuba, Piquet Carneiro, Várzea Alegre.

Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, o Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública que identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolveram ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

AVALIAÇÃO

Os municípios são avaliados a partir da documentação comprobatória conforme o Formulário de Avaliação, que possui cinco Eixos Temáticos (16 Indicadores), a saber: Política Municipal de Meio Ambiente, Saneamento Ambiental e Saúde Pública, Recursos Hídricos, Agricultura Sustentável e Biodiversidade.