Eusébio recebe prêmio Band Cidades Excelentes como melhor município do Ceará na categoria de 30 mil a 100 mil habitantes

terça-feira | 14/11/2023
O prefeito Acilon, a primeira-dama Marta Gonçalves, secretários e servidores comemoram a premiação (Foto: Roberta Farias/PME)

O Eusébio foi o grande vencedor do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria de 30 mil a 100 mil habitantes, arrebatando os prêmios nos pilares Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, sendo também finalista nos pilares – Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Sustentabilidade. Com esse resultado o município recebeu o prêmio o IGMA Geral (Índice de Gestão Municipal Aquila), índice consolidado por município com pontuação por pilar, sendo o melhor município na sua categoria. Sobral venceu na categoria acima dos 100 mil habitantes e Guaramiranga ficou com o prêmio das cidades com menos de 30 mil habitantes.

A premiação é medida pela plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, uma ferramenta de inteligência artificial que avalia seis pilares, que totalizam 67 indicadores a partir de fontes públicas. Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Essa é a terceira edição do prêmio. Foram inscritos 1.300 projetos no Estado do Ceará à premiação. O prêmio tem como objetivos: reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios; valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. Agora, o Eusébio participará da final, que acontecerá em dezembro em Brasília.

Premiação

O Eusébio ficou em primeiro lugar no pilar Educação, ficando a frente das cidades de Crateús e Massapê. Nesse pilar foram avaliados os seguintes itens: analfabetismo 15 anos ou mais; expectativa de anos de estudo; taxa de abandono anos finais Ensino Fundamental; taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental; gasto com Educação por aluno por ponto do IDEB; resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental; resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental; distorção Idade-Serie Ensino Fundamental; acesso à Educação infantil; adequação da Formação Docente; custo da ineficiência por aluno; % da aplicação Educação; % de aplicação FUNDEB; % de aplicação FUNDEB Magistério.

O município também foi vencedor no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, ficando à frente de Aquiraz e São Gonçalo do Amarante. Neste quesito são avaliados: o PIB per capita; Índice GINI da renda domiciliar per capita; Jovens entre 18 e 20 anos que completaram o ensino médio; pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior; Percentagem da população de baixa renda; Salário Médio; % da população ocupada; Taxa de homicídios; Taxa de homicídios por arma de fogo; Taxa de mortes no trânsito. O município foi ainda finalista no pilar infraestrutura e mobilidade urbana, e no pilar Sustentabilidade, que foram vencidas respectivamente pelos municípios de Limoeiro do Norte e Pacajus.

O prefeito Acilon Gonçalves comemorou o reconhecimento, ao lado da primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves e uma grande comitiva que fez festa com o resultado. Acilon destaca que o prêmio é uma prova de que o Eusébio vem acertando nas políticas públicas muitas delas pioneiras no Estado. “Estamos investindo fortemente na Educação e o resultado hoje foi reconhecido, bem como nos projetos sociais e na segurança. Tivemos boa colocação nos demais pilares, sabemos que temos muito a melhorar ainda, mas a gestão pública é assim, sempre temos que melhorar o que já está bom.  Quero reconhecer aqui o trabalho de minha equipe e de todos os servidores municipais que fazem do Eusébio a melhor cidade para se viver do Ceará”, concluiu.

Veja abaixo as premiações:

Primeiro pilar governança eficiência fiscal e transparência

30 mil

Cariús