Eusébio recebe sessão itinerante da 17ª Mostra de Teatro Transcendental

quinta-feira | 29/08/2019

Eusébio sediará no próximo dia 7 de setembro a apresentação do espetáculo teatral “A Psicanalista Surda”, a partir das 20 horas, no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá. O espetáculo compõe a mostra itinerante da 17ª Mostra de Teatro Transcendental, que é um evento realizado anualmente no Estado do Ceará, que destina todo resultado financeiro a instituições beneficentes.

No Eusébio, a entrada para o evento é gratuita e a classificação etária é 12 anos. A peça teatral é uma comédia dramática, encenada pelo grupo Comédia Cearense. O texto é de Caroline Treigher e a direção de Hiroldo Serra.

A peça traz a história da Dra. Tachel Wainzoff, uma excêntrica psicanalista da década de 40 que toma um chá desconhecido, na tentativa de se libertar de uma surdez temporária e atender a histérica Marta Baratta. Porém, depois de experimentar a bebida, ela passa a falar como se fosse o próprio Dr. Sigmund Freud! Nesse estado alterado, realiza seu atendimento, e auxilia sua paciente a resolver uma memória de abuso sexual na infância. Terá sido verdade? ou será apenas fantasia, motivada pelo complexo de Édipo não resolvido?

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, a Mostra é realizada pela Associação Estação da Luz, entidade filantrópica sediada no Eusébio e já faz parte do calendário artístico e cultural do Ceará, com fins solidários.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a apresentação teatral já vem ocorrendo a algumas edições no Eusébio. E é uma oportunidade para os amantes das artes cênicas prestigiarem uma produção genuinamente cearense. “As peças procuram proporcionar a plateia reflexões e ações de solidariedade”, observa