Eusébio recebe visita de membros do Ministério da Ciência e Tecnologia e discute agenda de desenvolvimento urbano sustentável

sexta-feira | 13/03/2020

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), da Prefeitura de Eusébio, por intermédio do seu presidente Túlio Studart, recebeu a visita, nessa quinta-feira (12), de representantes do CTI (Centro de Tecnologia da Informação), e MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações).

Na oportunidade foi realizada uma reunião com a participação do secretário de Saúde do Município, Mário Lúcio; do secretário de Obras e Serviços Públicos, Sebastião Albuquerque; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, de técnicos da AMMA e membros da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Social, quando foram discutidas atividades e políticas públicas para o desenvolvimento de uma agenda municipal do projeto ANDUS (Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável).

O Eusébio foi uma das seis cidades brasileiras selecionadas para participar do Projeto ANDUS, realizado através de uma parceria entre o Governo Brasileiro e Governo Alemão, e que objetiva desenvolver uma agenda nacional com essa temática. A reunião aconteceu no Auditório da AMMA. Segundo o presidente da Autarquia, Túlio Studart, o projeto ANDUS é uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional e, é executado peloCentro de Tecnologia da Informação Renato Archer e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Ele destaca que a proposta é desenvolver uma metodologia para identificar os diversos aspectosque configuram uma cidade inteligente dentro do contexto brasileiro e fornecer insumos para aformulação da Política Nacional de Cidades Inteligentes. “Os membros dos ministérios também vieram conhecer melhor os contextos de nossa cidade e estabelecer uma linha de comunicação entre o Eusébio e os pesquisadores. Foi uma visita informal e de reconhecimento”, disse.

Na reunião, a equipe de pesquisa do Centro de Tecnologia da Informação fez diversas indagações visando compreender melhor a realidade prática dacidade. Segundo os técnicos, a partir da análise inicial e mapeamento dos principais desafios, eles se propõem a melhorar o modelo em desenvolvimento.No futuro, o que for aprendido na pesquisa de campo em nossa cidade e nas demais que fazem parte desse projeto, será utilizado como insumo para refinar um formulário de perguntas que será oferecido para preenchimento a todos os municípios brasileiros após a conclusão do projeto”, disse Túlio.

Os representantes dos órgãos federais destacaram que o Eusébio foi escolhido para receber primeiro esse projeto por suas características em diferentes dimensões: nível de prontidão de tecnologia da informação, porte e macrorregião do país. No final do encontro eles agradeceram a cooperação da Prefeitura neste projeto de pesquisa, que visa melhorar o desenvolvimento urbano das cidades do país nos próximos anos.