Eusébio receberá comitiva internacional do UNICEF

quarta-feira | 28/05/2014

A Prefeitura de Eusébio receberá no dia 30 de maio próximo uma comitiva internacional de membros do UNICEF da cidade de Nova York (EUA), e de Belize e Jamaica, países localizados na América Central. A visita tem como objetivo conhecer a experiência do Agente Jovem Adolescente (ASA), projeto criado pela Prefeitura de Eusébio, que tem como objetivo orientar os jovens em ações de prevenção em saúde.

Os membros do UNICEF estarão visitando o Posto de Saúde da Tamatanduba e a Escola Izídio José Campinha. Na oportunidade, o projeto será apresentado pelos próprios agentes jovens adolescentes. Essa é a segunda visita internacional recebida pelo município de Eusébio, capitaneada pelo Unicef, com o intuito de conhecer o ASA. A primeira aconteceu no dia 22 de outubro do ano passado, quando 30 membros do UNICEF, vindos dos Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Venezuela conheceram o projeto.

Criado em 2011, o ASA tem enfoque preventivo, fazendo o elo Escola-Unidade de Saúde, ampliando a freqüência de adolescentes à unidade, incentivando atividades de planejamento familiar e a participação das famílias em ações relacionadas com os adolescentes na escola e na unidade de saúde.

Essas ações acontecem de adolescente para adolescente. Uma vez por semana, dois alunos (um do sexo masculino e outro do sexo feminino) permanecem nas unidades de saúde no dia de atendimento voltado aos adolescentes, no horário em que não estejam na escola.

Durante esse tempo, eles recebem os jovens encaminhados pelas escolas, realizam atividades educativas com eles, enquanto esperam a consulta, informam sobre atendimentos, exames, prevenção de DST/Aids e a gravidez na adolescência.