Eusébio receberá doses da vacina da Pfizer para ampliar imunização contra Covid-19

quarta-feira | 19/05/2021
Na solicitação, foi sugerida que as doses da vacina fossem armazenadas na FIOCRUZ, que possui estrutura adequada (Foto: Emerson Dias – N.Com/PML)

A Secretaria de Saúde do Estado aprovou a utilização de doses da vacina Pfizer para outros municipios, alem de Fortaleza, de modo a ampliar a vacinação contra a Covid-19. Essa providência atende uma solicitação feita por municípios da Região Metropolitana, dentre o Eusébio, com o apoio da FIOCRUZ/CE para liberar doses da vacina da Pfizer de modo a ampliar a imunização da população cearense.

O Eusébio e mais três municípios (Horizonte, Itaitinga e Aquiraz), enviaram uma carta de intenção à Secretaria de Saúde do Estado e também à Coordenação Nacional do Plano de Imunização do Ministério da Saúde, solicitando as doses, já que o imunizante só estava autorizado para Fortaleza, em virtude da necessidade do armazenamento em baixa temperatura.

Na solicitação, foi sugerida que as doses da vacina para esses quatro municípios fossem armazenadas na FIOCRUZ, que possui estrutura com freezers com temperatura adequada indicada pelo fabricante e também por possuir um auditório climatizado dentro do padrão exigido também pelo fabricante, que requer um ambiente climatizado para a aplicação da vacina.

O secretário e Saúde de Eusébio, Josete Malheiro , observa que em uma articulação e concordância da coordenação da Fiocruz, foi realizado esse esforço de reunir os quatro municípios para solicitar a inclusão deles no recebimento da vacina da Pfizer, pois até então por norma do Ministério da Saúde só tinha sido liberada a vacina para as capitais dos Estados, justamente pela dificuldade de operacionalização, armazenamento e aplicação da vacina.

“Analisando com a coordenação da FIOCRUZ, verificamos que existe as condições adequadas e poderíamos pensar na formação de grupos de vacinação de cada município, que se deslocasse até a FIOCRUZ, com agendamento prévio, com hora marcada, com equipe de prontidão para fazer avançar na vacinação contra covid-19, principalmente agora que a vacina AstraZeneca foi suspensa temporariamente para as gestantes. A ideia é primeiramente priorizar a vacinação das gestantes com a aplicação da Pfizer. Temos a satisfação de contar com a FIOCRUZ, mais uma vez parceira, nesse pleito”, salientou.

Nesta terça-feira (18), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE), aprovou por “ad referendum” os municípios cearenses elegíveis ao recebimento da vacina Pfizer/Comirnaty para ampliação da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19. Além dos quatro municípios citados na carta de intenção encabeçada pelo Eusébio, também receberão doses da vacina os municípios de Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.

Mutirão

Nesta terça-feira, o Eusébio deu continuidade a vacinação da população aplicando as segundas doses da vacina Coronavac, tendo sido imunizadas 806 pessoas. As próximas fases serão comunicadas no decorrer da semana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que o Eusébio continua buscando receber mais imunizantes para ampliar cada vez mais o número de pessoas vacinadas no município. “Enquanto a vacina não chega para todos, peço que mantenham os cuidados necessários, evitem aglomerações, saídas desnecessárias de casa e usem sempre a máscara”, pontuou.