Eusébio receberá investimentos do Governo do Ceará para fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social

segunda-feira | 27/09/2021
O Prefeito Acilon Gonçalves assinou o pacto e destacou que o município deverá ampliar os atendimentos em assistência social (Foto: Reprodução/PME)

O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (27), em solenidade transmitida pelas redes sociais o pacto pelo fortalecimento das políticas de Assistência Social do Ceará. O evento contou com a participação do prefeito Acilon Gonçalves, já que o Eusébio será um dos municípios beneficiados com o pacote de investimentos. O governador Camilo Santana anunciou investimentos na manutenção e construção de novos espaços físicos e aquisição de novos equipamentos de trabalho que serão entregues aos municípios e às equipes que fazem a assistência social em cada localidade.

Entre os investimentos foram anunciadas a construção de novas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e a expansão do cofinanciamento para todos os CRAS do Ceará, dando mais segurança econômica para que as unidades prestem atendimento à população. Um investimento total superior a R$ 72 milhões.

O governador Camilo Santana disse que o objetivo é garantir o direito do cearense que está na ponta e que esse programa vai ser referência no Brasil. Destacou que na Assistência Social, o Estado tem diversos projetos que precisam ser integrados, consolidados e aplicados melhor na ponta. “Todos os municípios são contemplados seguindo alguns critérios. Hoje, o Estado já investe R$ 900 milhões de reais em políticas de assistência social, só o Mais Infância, que beneficiava 50 mil famílias passou para 150 mil famílias. Agora decidi que todos os municípios, até o final do meu mandato, terão um Centro de Educação Infantil, além de outros equipamentos e reforço na capacitação e formação”, destacou.

O governador frisou que como o CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, o pacote prevê a construção de novos equipamentos e cofinanciamento de todos os CRAS. “Vamos financiar 396 CRAS em todo o Estado (atualmente são 181) representando recursos de R$ 17 milhões. Além disso, vamos dar um computador para cada CRAS, que estará ligado ao Cinturão Digital. Cada município poderá ter de dois pontos ou mais pontos do Cinturão, com banda larga, dependendo da população. Também definimos que cada município receberá um veículo para trabalhar com a assistência social e disponibilizaremos um agente para cada município, que contribuirá, principalmente com o Mais Infância,” afirmou.

Outro item do pacto é Prêmio de Referência em Assistência Social que premiará o município com melhores índices em assistência social, sendo um reconhecimento para àqueles que se destacarem em seus indicadores. Camilo citou ainda o lançamento de uma grande plataforma digital denominada de BIG Data para acompanhar as ações de Assistência Social. “O sistema conta com painéis para apresentar os indicadores de cada município, que servirá como base para definições de politicas públicas. Essa plataforma foi elaborada com a participação da Universidade Federal do Ceará”, disse.

O Prefeito Acilon Gonçalves assinou o pacto e destacou que o município deverá ampliar os atendimentos em assistência social, através dos novos recursos, visando a melhoria de vida das pessoas em situação de risco social. “Com esses novos recursos e equipamentos, mais famílias poderão ser beneficiadas tendo acesso aos nossos programas sociais e os do Governo do Estado,” afirmou o prefeito.