Eusébio receberá projeto-piloto de identificação digital em transporte

terça-feira | 28/11/2017

O município do Eusébio vai receber até março do próximo ano o projeto-piloto para incluir o reconhecimento pela digital dos usuários de ônibus do transporte público. O projeto é da Secretaria da Segurança Pública e Cidadania do Estado e deverá ser implantado em todos os 184 municípios cearenses. O anúncio foi feito na sexta-feira passada pelo delegado André Costa, secretário da Segurança Pública do Estado, durante reunião do Conselho de Segurança Pública do Ceará.

Conforme o secretário, a ação visa reduzir o número de assaltos a ônibus no estado. A Secretaria da Segurança se reunirá nesta semana com a Prefeitura do Eusébio para discutir os detalhes sobre a implantação do sistema. Dependendo dos resultados do projeto-piloto, o sistema de reconhecimento pela digital pode ser adotado nos ônibus de Fortaleza, segundo informou o titular da Secretaria.

“Queremos que, até março, toda pessoa que ingressar no transporte gratuito do Eusébio cadastre sua digital. Ela só vai entrar no veículo com a digital reconhecida. É algo que a gente vai discutir com o Sindiônibus e que também poderá chegar à capital, que apresenta um problema sério com relação aos assaltos a ônibus, que também muito nos preocupa. Com isso, podemos evitar a presença dos bandidos nos ônibus”, comentou.

A reunião do Conselho de Segurança foi realizada no Palácio Iracema, no Bairro Edson Queiroz. Foi a primeira vez que um secretário estadual da Segurança participou do evento. Comandantes da Polícia Militar, delegados e consultores de empresas de segurança nacionais e internacionais também participaram das discussões.

A escolha do Eusébio é devido a sua proximidade com a Capital e seu organizado sistema de ônibus urbano municipal, o Transporte Urbano Regular (TRUE), que é gratuito e é coordenado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). O TRUE, segundo o presidente da AMT, Ocleilson Lima, hoje conta com 9 linhas interligando todos os bairros e beneficiando 60 mil passageiros por mês. O prefeito Acilon Gonçalves disse que o município se sente honrado em experimentar o Sistema, que com certeza trará mais segurança aos usuários de transporte público no município e nos demais locais onde for implantado.