Eusébio receberá recursos e equipamentos para fortalecer a ação dos CRAS no município

terça-feira | 26/10/2021
O Eusébio participa do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social do Ceará (Foto; PME/Divulgação)

O prefeito Acilon Gonçalves, a primeira-dama Marta Gonçalves e a secretária de Desenvolvimento Social do município, Samara Cordeiro representaram o Eusébio, nesta terça-feira (26), no Encontro para o fortalecimento das políticas de assistência social nos municípios cearenses, realizado pelo Governo do Estado do Ceará. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Ceará e serviu para a a apresentação detalhada do funcionamento do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistencia Social do Ceará. A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará e é promovida por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, abriu o evento afirmando que através do pacto os municípios receberão equipamentos e pessoal treinado para fortalecer as políticas de assistência social nos municípios. “Tudo isso que foi lançado pelo Governador efetivamente já está acontecendo. Os equipamentos que serão recebidos pelos 396 CRAS já foram licitados, a premiação entre outros projetos também. Agora é a vez da Assistência Social que é uma politica republicana. Temos uma primeira-dama que estuda, planeja que não faz nada por impulso, como é o nosso Governador por isso o sucesso dessa gestão”, ressaltou.

Em seguida a primeira-dama Onélia Santana agradeceu pelo compromisso, pelo respeito e dedicação de cada município com as políticas de assistência social. O Governador lançou o pacto com os municípios, que define o cofinanciamento dos 396 CRAS do Estado e cria a premiação de R$ 2 milhões para os 20 primeiros colocados. Também ao analisarmos a logística dos CRAS, vimos a necessidade de transporte então o governador destinou um carro para cada município. Terá também um computador e kit de informática para cada equipamento, e um tablete para cada agente social, que deverão acompanhar as famílias já cadastradas no Mais Infância e alimentar os indicadores. Semanalmente teremos reuniões virtuais com os coordenadores do CRAS que devem ser feita a buscativa das famílias. Quando mais alimentado o sistema do programa Mais Infância do Ceará, mais o município receberá”, afirmou.

Cada prefeito recebeu uma cartilha com as informações sobre o cartão mais infância. Em seguida aconteceu um ciclo de palestras, com esclarecimentos sobre as ações do Pacto. A primeira foi sobre o Prêmio Referência Social, com João Mário Santos, diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Em seguida, a gerente de produto do Íris/Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, Mariana Gonçalves, apresentou o BigData e Sistema de acompanhamento das famílias pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras); Já a defensora Geral do Ceará, Elizabeth Chagas falou sobre o Sistema de Registro Civil.