Eusébio receberá terceira fábrica da Projeart que vai gerar 400 novos postos de trabalho

quinta-feira | 03/03/2022
A previsão é que a fábrica seja inaugurada no final deste ano, com 22 mil metros quadrados (Foto: Divulgação/Projeart)

O Eusébio vai ganhar mais uma grande empresa que reforçará seu parque industrial e ampliará as vagas no mercado de trabalho. Trata-se da terceira fábrica da Projeart. A empresa é líder absoluta no segmento, considerada a melhor do Norte e Nordeste, na produção de estruturas metálicas e laminados. As obras estão orçadas em R$ 70 milhões. Para a efetivação da obra a empresa está adquirindo maquinário de alta tecnologia, importado da Europa e dos Estados Unidos. A previsão é que a fábrica seja inaugurada no final deste ano, com 22 mil metros quadrados e deve gerar 400 novos empregos diretos.

Com a nova fábrica, a capacidade de produção mensal da empresa será multiplicada e poderá chegar a 3.600 toneladas de perfis laminados, chapas de aço, dobradeiras, bancos de corte e mesas de arco submerso para perfis soldados. Hoje, essa capacidade é de 1.200 toneladas. Em 2021, a empresa executou cerca de 230 mil metros quadrados de obras de grande porte para clientes de todo o Brasil, gerando mais de 600 empregos diretos e indiretos. A Projeart  produziu mais de 9.300 mil toneladas de aço, o que representa um crescimento de mais de 100% em relação à produção do ano anterior de 2020.

Com 29 anos de existência (foi fundada em 1993), a Projeart tem um parque industrial de 95 mil m² e fabril de 28 mil m², em duas unidades, ambas no Eusébio, no Distrito Industrial do Jabuti. Entre os projetos que a empresa realizou estão os seguintes: Galpões logísticos da LOG Commercial Properties em Itaitinga (para a Amazon e o Assai);  Expansão da Ypióca (Diageo), em Itaitinga; Shopping Parangaba; Shopping Iguatemi Fortaleza; Rio Mar; Grendene; Gerardo Bastos Pneus; Shopping Eusébio; Shopping Buena Vista; Santana Têxtil do Brasil, Faculdade 7 de Setembro, Fábrica Fortaleza Grupo M. Dias Branco, entre outros.

Protagonismo

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, destaca que a chegada de mais uma fábrica da Projeart representa a continuidade do protagonismo do município em atrair novos investimentos, propiciado pelo excelente ambiente fiscal, solidez da administração e confiança do empresariado no retorno certo dos investimentos. “Estamos nos preparando para receber novos investimentos, melhorando nossa infraestrutura urbana e dando melhores condições para atrair o empresariado”.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta a importância desse investimento que trará diversos benefícios para o município, entre eles, a geração de emprego e renda. “A empresa escolheu estrategicamente o Eusébio para instalar-se por diversos motivos: a proximidade com o mercado de Fortaleza e de outros estados do Nordeste; as facilidades de acesso; os incentivos fiscais e a boa infraestrutura da cidade. Com isso todos ganham, principalmente os trabalhadores que terão mais oportunidades de empregos e renda”, observou o gestor municipal.