Eusébio reforça órgão consultivo e deliberativo na área de Segurança Pública

sexta-feira | 13/04/2018

No ano da segurança pública, definido pelo prefeito Acilon Gonçalves, a Prefeitura Municipal de Eusébio conta com uma importante instância de consultas, discussões e deliberações de atividades voltadas para o setor. Trata-se do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), vinculado ao Gabinete do Prefeito. O órgão foi criado para buscar soluções e elaborar políticas públicas para a área de segurança. O Gabinete é norteado pelo princípio da ação integrada e da interdisciplinaridade, visando à definição coletiva das prioridades de ação.

Para este ano de 2018, a prefeitura que reforçar, ainda mais, a participação no GGIM, com a presença de mais representantes da sociedade civil. Criado pelo decreto 242, de 23 de fevereiro de 2011, o órgão durante esses anos de funcionamento, tem promovido uma articulação conjunta das diversas estratégias da prevenção a violência.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PSB), destaca que foi em 2009 em um encontro nacional sobre segurança pública, na cidade de Vitória-ES, que viu a necessidade do município se integrar no esforço de buscar mais segurança e de reduzir a sensação de insegurança dos cidadãos. Foi a partir desse encontro que ele idealizou e criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) e a Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, pioneiras no Estado e que hoje são exemplos para outros municípios.

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, disse que a pasta conta hoje com mais de 170 guardas municipais, 11 motocicletas, oito viaturas, que auxiliam nas ações visando a segurança dos cidadãos. Conta, ainda, com um telefone gratuito exclusivo, que é o 153, que tem como objetivo receber denúncias e alertas da população, para reduzir a criminalidade no município. Segundo ele, o Eusébio é o único município do Estado que possui esse serviço,

Neste ano, além da continuidade das ações integradas, Acilon destaca a chegada do Batalhão do Raio, o reforço da Guarda Municipal e a criação do Centro integrado de Comando e Controle Municipal que vai coordenar as imagens que vão ser captadas pelas câmeras espalhadas pela cidade. “Vamos dar um salto a frente com relação a segurança em nossa cidade”, revelou.