Eusébio reinaugura o Centro de Especialidades Odontológicas

terça-feira | 08/10/2013

A Prefeitura de Eusébio reinaugurou nesta segunda-feira (07), totalmente reformulado o Centro de Especialidades Odontológicas Dra. Berenice Gonçalves. A unidade passou por uma ampla reforma e oferece atendimento odontológico especializado à população de Eusébio em tratamento de canal, doenças da gengiva, cirurgias, diagnóstico de câncer bucal e atendimento a pacientes com necessidades especiais e agora vai realizar o atendimento de urgência até às 21 horas de segunda a sexta-feira.

A reinauguração aconteceu às 17h30, com a presença do prefeito Júnior, do Secretário de Saúde, Acilon Gonçalves, secretários municipais e vereadores, dentre outras autoridades. Segundo o Prefeito Júnior, o Centro fortalece o Programa de Saúde da Família do município, que hoje conta com 14 equipes de atendimento bucal, atendendo 100% da população de Eusébio.

“Nesta semana o Eusébio está literalmente no céu, pois nunca na história desse município foram inaugurados, quase simultaneamente, tantos equipamentos na área de Saúde. Hoje reinauguramos o CEO e na quinta-feira estaremos entregando o Hospital Municipal reformado, a Farmácia Central e a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA”, disse o prefeito.

Segundo o Prefeito Júnior, o CEO do Eusébio atende a 90% das demandas em saúde bucal do município. “Ultrapassamos o percentual de 50% que o Ministério da Saúde preconiza para este tipo de equipamento. O número é muito importante, mas o que é mais importante é a qualidade do atendimento, pois temos um CEO padrão ouro”, comparou o gestor.

O chefe da municipalidade eusebiense destacou ainda que tanto o Posto de Saúde do Jabuti 19, como agora o CEO e os demais equipamentos de Saúde terão o prontuário eletrônico e o sistema de chamadas por senhas eletrônicas, “dando ao paciente o respeito que ele merece”, frisou.

Outra novidade do novo equipamento será, de acordo com o prefeito, a ampliação dos dias de atendimento, em breve, para os dias de sábado e domingo. “Desta forma deixaremos o sistema com todas as condições de atender qualquer demanda que ocorrer em nossa cidade”, observou.

Por fim ele se dirigiu aos profissionais que atuarão no CEO pedindo que continuem a receber os pacientes com carinho, atenção e respeito. “Pois 100% de todos os problemas são solucionados com essas três ações”. Concluiu. O secretário de Saúde de Eusébio, Acilon Gonçalves, afirmou que fechou um acordo com o prefeito Júnior de deixar todos os equipamentos de Saúde de Eusébio bonitos e funcionando 100%, “esse é o segundo equipamento de Saúde que entregamos nessa administração e este CEO é um verdadeiro céu, pois conta com equipamentos de última geração para atender com qualidade as especialidades odontológicas, com um nível bem superior a de muito plano de saúde”, destacou o secretário.

Ele agradeceu a homenagem feita a sua mãe, Dra. Berenice Gonçalves, que dá nome ao equipamento. “Ela dedicou a vida toda a atender o próximo e por isso até hoje é lembrada em Paracuru, onde atendia a população carente”, destacou Acilon. A Dra. Berenice Gonçalves, odontóloga, foi uma das precursoras da saúde bucal no estado, militando por 40 anos em prol do acesso a todos a um sistema de saúde bucal público e gratuito.

ESTRUTURA

O Centro de Especialidades Odontológicas de Eusébio foi inaugurado em 2005, sendo inicialmente do tipo II. No ano seguinte ele passou pela primeira reforma e foi reinaugurado passando a ser do Tipo III, maior e melhor equipado, juntamente com o Laboratório Regional de Próteses Dentárias e o Centro de Estudos em Saúde Bucal. Agora neste ano, após nova reforma, ele retorna à comunidade agregando o Programa de Qualidade na Atenção Especializada, que dará mais agilidade e qualidade ao atendimento dos pacientes.

O CEO conta com 12 cirurgiões-dentistas e sete consultórios, de última geração e foi construído em parceria com o programa Brasil Sorridente. O Centro atua nas especialidades: cirurgia buco-maxilo-facial, endodontia (canal), pacientes com necessidades especiais, estomatologia (prevenção e diagnóstico de câncer bucal), periodontia, prótese e disfunção da ATM, raio–x, tratamento de higiene, consultas de estética, odontopediatria (atendimento às crianças) e atenção básica.

No local funciona ainda o Centro de Estudos em Saúde Bucal, onde os profissionais realizam estudo de casos clínicos e treinamentos nas especialidades. De acordo com a coordenadora do CEO, Dolores Freire Guedes, o Laboratório Regional de Próteses Dentárias apresenta uma demanda de 120 próteses mensais, atendendo a população de Eusébio através de guias de encaminhamento das unidades básicas (PSF's) e de acordo com o fluxograma do CEO.

“Atendemos, no turno da noite as urgências e emergências do Eusébio, já chegamos ao número de mais de 20.000 pessoas atendidas, com uma média de 1.100 consultas mensais, num total de 13.200 consultas por ano”, destaca Dolores.

Centro de Especialidades Odontológicas Dra. Berenice Gonçalves (CEO)

Onde fica: Rua Carmelita Rebouças, 508 – Tamatanduba – 3260 2727