Eusébio reinicia as Feiras Culturais de Artesanato

quinta-feira | 26/11/2020

O evento têm garantido um espaço para os artesãos demonstrarem seus produtos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, retomou as Feiras Culturais de Artesanato na Praça Ivens Dias Branco, Polo de Lazer da cidade, nos dias de sábado e domingo. A atividade, segundo a secretária de Cultura e Turismo, Rafaela Oliveira, seguem todos os protocolos sanitários preconizados pelas autoridades de saúde para evitar o surgimento de novos casos de Covid-19 no município.

“Todos os artesãos foram orientados de sempre permanecer de máscara e também terem a disposição álcool em gel para uso próprio e também para disponibilizar para a população que estiver prestigiando os trabalhos”, observa Rafaela. A atividade, segundo ela, é uma oportunidade de incentivo ao empreendedorismo local, pois abre espaço para a exposição dos trabalhos dos artesãos, bem como para os comerciantes locais para a venda de alimentos na Praça de Alimentação.

A programação acontecerá nesse próximo fim de semana, sábado (28) e domingo (29) de 18h às 21h, na Praça do Polo de Lazer Ivens Dias Branco. Segundo Rafaela, nessa atual fase de cuidados mais redobrados com relação a pandemia, não haverá atração cultural. “Teremos servidores orientando a população quanto ao respeito as normas sanitárias, evitando aglomerações e riscos desnecessários,” pontuou.

A Feira Cultural visa levar às comunidades uma opção de lazer seguro que também gere renda e emprego para a população da cidade. Durante a feira, é aberto espaço para os vendedores ambulantes e artesãos da Associação de Artesões do Eusébio (AARTE) e   da   Associação   de   Arte, Cultura   e   Preservação Ambiental (Associarte) para que comercializem artesanato e comidas típicas. Em média, participam de 20 a 30 associados por feira.

O prefeito Acilon Gonçalves afirma que a atividade tem uma grande repercussão nas comunidades e é uma opção de lazer que tem levado as famílias para as praças públicas. Segundo ele, com a Feira Cultural os espaços públicos têm sido ocupados de forma ordeira e com segurança. Destaca, ainda a participação dos artesãos que com o evento têm garantido um espaço para a demonstração e comercialização de seus produtos.