Eusébio reinicia o programa Agente Jovem Ambiental

quinta-feira | 23/09/2021
O programa tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por intermédio da inclusão social e ambiental (foto: PME/Divulgação)

Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio (AMMA), esteve reunida nesta quarta-feira (22) com Ronyere Barbosa, Coordenador Regional do Programa Agente Jovem Ambiental que tem como idealizadora a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Estado, com o objetivo de dar prosseguimento as ações do programa.

O programa tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por intermédio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. No Eusébio, 15 jovens foram convocados na primeira turma e já passaram por uma capacitação do programa Agente Jovens Ambientais. Já para a segunda turma foram convocados mais oito jovens.

De acordo com Ronyere Barbosa, Coordenador Regional do Programa Agente Jovem Ambiental, os 15 jovens eusebienses convocados estão participando da fase de elaboração do Plano de Ação Comunitária (PAC), “em breve eles estarão executando seus projetos nas comunidades do município, onde eles residem. Eles são convidados a ser agentes transformadores da realidade sócio-ambiental nas comunidades deles”, disse.

Em dois editais foram convocados 23 jovens para o município de Eusébio. Cada jovem receberá um auxílio de R$200,00 por mês, fardamento e certificado de participação no final do programa. A Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio (AMMA), é a responsável pela execução, monitoramento e apoio durante todo o programa Agente Jovem Ambiental no município. Jaíres Lima, coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva da AMMA Eusébio, destaca que no próximo dia 29 de setembro os Agentes Jovens Ambientais participarão de um curso à distância no período de 3 a 6 meses.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a ideia é capacitar os jovens para a promoção da educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância das políticas de desenvolvimento sustentável, “queremos incentivar a participação cidadã dos jovens em suas comunidades, buscando conscientizar a população local da importância da união em torno de ações que resguardem a sustentabilidade e propiciar o desenvolvimento da autoestima e de sentimento de pertencimento familiar e comunitário com vistas a uma perspectiva positiva de vida pelos jovens do Programa,” pontuou.