Eusébio reúne coordenadores de Saúde para definir diretrizes de combate e prevenção ao H1N1

segunda-feira | 23/04/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (23), uma reunião com os coordenadores dos serviços de Saúde para discutir a situação epidemiológica da influenza no município de Eusébio e para estabelecer diretrizes voltadas para a prevenção e cuidados com os pacientes que porventura estejam com suspeita de estarem acometidos com a Influenza H1N1.

O encontro foi coordenado pelo secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, que destacou a importância da atenção dos profissionais de saúde com relação aos sintomas e cuidados com os pacientes que acorrem às unidades de Saúde. A reunião tratou ainda da campanha de vacinação contra Influenza iniciada nesta segunda-feira em todos os postos de saúde do município.

O secretário asseverou que a vacinação é destinada aos grupos prioritários, que serão atendidos todos os dias nas unidades básicas de saúde, sendo essa atividade parte da rotina de cada Unidade Básica. Foi determinado, ainda, que as salas de vacinação vão funcionar de segunda a sexta-feira, de 8 horas ao meio dia. Na sexta-feira à tarde, as equipes estarão organizando as ações para a semana seguinte e realizando análise sobre a situação da imunização.

Mário Lúcio observou que a Secretaria está atenta com relação a situação epidemiológica do município e em contato direto com a Secretaria de Saúde do Estado objetivando realizar ações de prevenção e de atendimento aos cidadãos eusebienses. Ele observa que só devem se deslocar aos postos de saúde para se vacinar as pessoas que integram os grupos prioritários.

Devem se vacinar: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas; trabalhadores de Saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (levar prescrição médica); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas e professores.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca as ações de prevenção que as pessoas devem tomar para evitar o contágio da Influenza H1N1, entre elas cita: lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, com água e sabão ou, ainda, álcool 70%; utilizar lenços descartáveis; deixar o ambiente sempre ventilado; cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir; não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa; não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres; evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão e evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.