Eusébio reúne Gabinete de Gestão e reforça parcerias na área de segurança pública

quarta-feira | 11/05/2016

A Prefeitura de Eusébio realizou, nesta terça-feira (10), reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), que é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo, que atuam no município. O colegiado tem o objetivo de debater e propor ações para reduzir a violência e a criminalidade, como também planejar políticas publicas de segurança e sociais que contribuam com a segurança do município de Eusébio.

O encontro foi coordenado pelo secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, que destacou o projeto Ronda Escolar, que está em pleno funcionamento e tem recebido elogios das comunidades. Segundo ele, a Secretaria tem recebido reclamações de festas com som alto e tem feito diligências nos locais, inclusive não permitindo a realizações de eventos e apreendendo equipamentos.

A delegada Ana Lúcia disse que a Polícia Civil pode intervir, desde que seja acionada pela população. Outro assunto abordado, foi com relação a realização de blitze no município, que segundo o secretário têm reduzido o número de assaltos. Ele destacou que nas ultimas realizadas, foram apreendidas quatro motos e cinco veículos roubados.

Os representantes do Ronda do Quarteirão, sargento Moreira e do 5º BPM, Coronel Gilvan, elogiaram a parceria existente entre as policiais civil e militar com a Secretaria de Segurança do Eusébio e a Guarda Municipal. A delegada Ana Lúcia disse que chegou ao Eusébio para assumir o cargo de Delegada Metropolitana de Eusébio, e a pressão era grande pois uma quadrilha já agia há mais de 20 anos do município. “Com a ajuda do Dr. Lauro e da Policia Militar conseguimos desbaratar a quadrilha e prender os acusados. Infelizmente ficaram alguns resquícios daquela quadrilha, mas que estão sendo presos”, revelou.

O major J. Júnior disse que está fazendo especialização e sua monografia será sobre o GGIM do Eusébio. “Esse colegiado tem uma característica importante que é a boa representatividade dos diversos órgãos e a diversidade dos assuntos tratados. A ideia seria ter um foco. Um assunto a cada encontro, para ver como cada um pode contribuir. A essência do GGIM é a cooperação mútua e dessa forma devemos utilizar essa instância também para a prestação de contas”, frisou.

Segundo ele, um avanço conquistado no Eusébio foi à redução da violência e criminalidade no Parque Havaí. “Não digo que foi extirpada, mas agora podemos ver pessoas colocando cadeiras na calçada para conversar, coisa que nãos e via antes”. A coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Rosa Maria Mesquita, destacou que o Eusébio realizará uma programação no dia 18 de maio, referente as ações de combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O representante da Secretaria de Cultura e Turismo, Alexsandro de Abreu, propôs que o GGIM possa ter suplentes para substituir os titulares em caso de necessidade e que ele esteja a par dos assuntos tratados para que não haja solução de continuidade. O tenente Augusto, representando o Corpo de Bombeiros, elogiou o trabalho que vem sendo feito na área de segurança pública em Eusébio e disse que deve ser copiado pelos demais, para evitar que bandidos migrem de um município para outro que não tenha segurança.

Em seguida, a assessora de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Eusébio e coordenadora do CAPs AD, Micheline Said, fez uma apresentação dos projetos em andamento no município, realizados em parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado (SPD). “O Eusébio, que está há sete anos trabalhando nessa área, está sendo convidado pela Secretaria para participar de vários projetos por ser referência”, disse.

Ela citou o Sistema Integrado de Prevenção (SIP); o “SIS Acolhe”, que é um sistema de Tecnologia e Gestão nas Políticas sobre Droga; a Farmácia Viva, tipo 1, feita em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma parceria com a Divisão de Proteção ao Estudante (DIPRE), na capacitação de multiplicadores para a prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Rosa Mesquita afirmou que o Creas-Eusébio está atendendo 77 famílias do Eusébio, dando orientações e acompanhando cada caso visando uma melhor convivência e resolução de problemas de criminalidade, violência e drogas. Com relação à questão da violência sexual de crianças e adolescentes ela afirma que 90% dos casos denunciados acontecem dentro da própria casa da vítima e é praticado por parentes.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, sugeriu uma campanha de educação em Eusébio com relação ao uso de motocicletas, que segundo ele, são responsáveis pela maioria das mortes no trânsito. Ele foi informado que a Autarquia Municipal de Trânsito dfe Eusébio (AMT) está, neste mês, com a campanha Maio Amarelo, exatamente visando um trânsito mais seguro.

O encontro foi finalizado pelo secretário Lauro Leite, que agradeceu a presença de todos e afirmou que o GGIM é de grande importância para a gestão da cidade e que espera que as parceria continuem fortalecidas para o bem comum de todos os cidadãos de bem do município.

O prefeito Júnior observa que o GGIM tem cumprido sua missão de identificar oportunidades e alternativas de ação que permitam a melhor coordenação dos diversos esforços com o objetivo de produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada. “O Gabinete de Gestão Integrada Municipal está promovendo a integração entre as instituições responsáveis por prover a segurança pública no município e possibilitando que a ligação entre essas e a comunidade ocorra de forma efetiva”, pontuou o gestor municipal.