Eusébio se consolida como a quarta cidade mais industrializada da Região Metropolitana

sexta-feira | 16/03/2018

O município de Eusébio inicia 2018, como a quarta cidade com o maior número de empresas em funcionamento na Região Metropolitana de Fortaleza. São 7.561 estabelecimentos, o que representa 1,26% do Estado. Fortaleza lidera a lista com 272.114 empresas, seguida por Caucaia com 20.964 e Maracanaú com 18.568. Entre 2017 e 2018, foram abertas no município, 95 novas empresas, um crescimento de 1,27%. Os dados são do site empresometro.com.

Do total de 7.561 empresas, 7.213 são matrizes e 348 filiais. A pujança desenvolvimentista do município, um dos mais novos do Estado, com apenas 30 anos, é vislumbrada pelo número de grandes empresas fincadas em seu território, em sua grande maioria matrizes, como é o caso da Fábrica Fortaleza, 3corações, Metalmecânica Maia, Isofarma, TIVIT, Gráfica Cearense, Poli-Nutri, PCA-Rações, B&Q, Servis, Hanco, Joongbo, Eletra Energy Solutions, Projeart, Schneider Electric, Biomátika, Pardal, entre outras.

O Eusébio conta com três Distritos Industriais, o mais antigo é o do bairro Autódromo onde estão concentrados galpões de empresas de reciclagem, mas outras empresas do ramo diversificado. No Jabuti concentram-se empresas multinacionais como a M. Dias Branco e a Projeart e no Santa Clara está a 3Corações, que produz o café Santa Clara e o Vinho São Braz. Além dessas concentrações, existem empresas espaçadas em vários bairros, como na Sede, Coaçu, Guaribas, Mangabeira, Amador, e ao longo da Estrada do Fio.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, as novas apostas do município é no Polo Industrial e Tecnológico de Saúde da Precabura, que concentrará indústrias na área fármaco químico e a região que fica nas margens da Rodovia CE-010, que está em fase de conclusão. “As expectativas são bem positivas para esses próximos anos, principalmente após a inauguração do Polo de Saúde,” observa.

O prefeito Acilon Gonçalves afirma que o Eusébio oferece várias razões que justificam ser o local preferido dos diversos empresários que desejam instalar seus negócios. Além da excelente infraestrutura urbana, vias de acessos rodoviários, a prefeitura vem investindo nos equipamentos públicos, como unidades de saúde, escolas, transporte urbano, e uma ampla rede de proteção social. “Com isso, o município vem atraindo novas empresas e novos moradores, gerando assim um circulo virtuoso de criação de novos negócios, como uma ampla rede de restaurantes, comércio e serviços. Mas temos também atuado firmemente para reduzir a burocracia e com isso bem atender a quem deseja investir no município”, ressalta