Eusébio se destaca na cobertura vacinal

quinta-feira | 13/02/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, ultrapassou todas as metas de imunização em 2013, tanto nas vacinações de rotina como nas campanhas preconizadas pelo Ministério da Saúde e busca repetir neste ano o desempenho que colocou o município em destaque no Estado do Ceará.

Segundo a coordenadora do setor de Imunizações, Rita de Cássia Alexandrino, com relação às vacinas de rotina, o Eusébio, em alguns casos, ultrapassou até mesmo o total do público alvo previsto. Na BCG, por exemplo, a meta do Ministério era atingir 90%, mas o Eusébio alcançou 115%. Quanto a Hepatite B (agora incluída na Pentavalente), a meta nacional era de 95%, mas Eusébio atingiu 102%. O município também ultrapassou os 100% na aplicação das vacinas Menigogócica e MMR, que foram de 101% e 109%, enquanto as meta era de 95% para as duas.

Segundo Rita de Cássia, o índice superior ao público alvo previsto, deve-se a vacinação de cidadãos de outros municípios que procuram os postos de saúde do Eusébio para as imunizações. O município também ultrapassou as metas nas vacinações contra Rotavírus chegando a 97% quando a meta era 90%; Influenza que chegou a 96% quando a meta era 80% e na campanha contra Pólio, que foi de 98% quando a previsão era vacinar 95% das crianças.